segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Aprendizagem significativa: Quarteto 7: Cybertransatlântico


QUARTETO 7: Cybertransatlântico
(Sempre temos 2 continentes e um oceano pelo meio)


  1. Patrícia de Freitas
  2. Simone Lacava
  3. Virginia Soares Patricio
  4. Margarida Reis Santos 

    Artigo escolhido pelo grupo:
    Tavares R. Aprendizagem significativa em um ambiente multimídia. Indivisa, Boletim de Estudios e Investigación. Monografia VIII. 2007;p.551-61.

    Link artigo: http://www.fisica.ufpb.br/~Romero/pdf/2006VEIAS.pdf


    Justificativa para a escolha do artigo:
    Os ambientes multimídia podem propiciar situações que facilitam a construção de significados na medida em que oferecem ao aprendiz ferramentas poderosas, as quais ele pode utilizar numa atividade individual ou colaborativa.
    A aprendizagem significativa envolve a aquisição de novos significados, e na concepção de Ausubel para que ela aconteça são necessárias três condições: o material instrucional com conteúdo estruturado; a existência na estrutura cognitiva do aprendiz de conhecimento organizado e relacionável com o novo conteúdo; a vontade e disposição desse aprendiz de relacionar o novo conhecimento com aquele já existente.
    Quando elaboramos animações interativas com as características de organizadores prévias, agregamos um enorme valor a aquela ferramenta cognitiva, na facilitação da construção de significados, potencializam a eficácia da utilização dos mapas conceituais como estruturador do conhecimento, ao se inserir como um componente lúdico do processo de aprendizagem.”




Um comentário:

  1. Olá Quarteto Cybertransatlântico, gostei do nome. O mais maravilhoso da internet é permitir a interação e a colaboração, independente da distância entre os sujeitos!! e o texto também tem muito a ver com tudo isso! Parabéns!

    ResponderExcluir