DESTINATÁRIO - GRUPO 4
Equipe: Barbara Barbosa e Lucia Izumi
Foi muito interessante, rever todo material que utilizamos até agora, vimos o quanto já aprendemos! O desafio foi realmente conseguir consolidar nossa "carta" em apenas 200 palavras.
UMA VIAGEM DE DESCOBERTAS!
A viagem pelo sistema solar está sensacional. Partindo da Terra, tínhamos a certeza do quanto aprenderíamos. Temos planetas a explorar, mas o que descobrimos, mudou e muito a maneira de ver os processos de ensino-aprendizagem.
Em Mercúrio compreendemos porque ele é quente: a energia e conhecimento que emana sobre cibercultura. Os educadores precisam se permitir compartilhar vivências com os estudantes e essa descoberta os levará para um caminho de energia.
Em Vênus descobrimos que somos imigrantes digitais. A maneira de lidar com as ferramentas tecnológicas são distintas dos nativos digitais. Tivemos a certeza da afirmação “não transmitir conhecimento e sim, construir juntos, trocar informações”. Evoluir os processos de educação num mundo cada vez mais tecnológico, significa preparar para as atuais e futuras descobertas!
E em Marte? Descoberta da Andragogia: “arte e a ciência de ensinar os adultos a aprender”. Significa reconstruir as estratégias de ensino, como: partir do pressuposto que todos têm conhecimentos prévios e experiências de vida. E colocar a mão na massa deixa a todos mais envolvidos no processo. O professor é um facilitador ao organizar a aula de maneira interativa, permitindo a participação de todos para alcançar os objetivos da aprendizagem. Percebeu o motivo da empolgação!
Olá Bárbara e Lúcia, adorei a carta!!! Que essa nossa viagem mude nossa prática e nos conecte ao universo da cibercultura!!! Abçs
ResponderExcluir