Escolhemos o artigo de Moreira: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: da visão clássica à visão crítica, apresentado no V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, em 2006.
Nesse documento o autor apresenta a perspectiva clássica de Ausubel sobre aprendizagem significativa e estabelece um diálogo com outros autores, introduzindo novas perspectivas. No texto podemos conectar a teoria clássica com as visões Humanista, Interacionista social, Cognitiva contemporânea, Autopoiética, Computacional e Contemporânea. Tais visões contribuem para a compreensão critica da aprendizagem significativa, valorizando sua complexidade e importância.
Destacamos a visão computacional, que aponta a introdução de um novo elemento no processo de ensino aprendizagem: o computador. Tal visão é apropriada para nosso curso, pois permite que façamos reflexões sobre esse instrumento de aprendizagem e suas conexões com a aprendizagem significativa.
Por fim, nos são apresentados os princípios facilitadores da aprendizagem significativa crítica, com tópicos interessantes, como as ideias de incerteza do conhecimento e desaprendizagem.
Vale a leitura!
Link: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/visaoclasicavisaocritica.pdf
Ferramenta: Tagul
Olá Grupo intergalático!
ResponderExcluirLi o artigo sugerido por vcs e, de fato é bastante interessante e traz muitas informações novas (pelo menos para mim foram) e com elas a realidade do computador e o acesso a informação que é cada vez uma realidade mais presente e que não deve ser ignorada para o educador neste novo papel que esta´surgindo para nós: o de facilitador dentro do processo de formação, onde o mais importante é ajudar na assimilação do processo do aprender a aprender para o sucesso futuro do educando.
Parabéns pela nuvem de palavras... a escolha foi bastante interessante e por que não dizer, significativa.
Muito boa a escolha do artigo e parabéns ao grupo pela nuvem de palavras...significativa e também atrativa.
ResponderExcluirO texto apresenta esquemas conceituais, que pra mim, num primeiro momento pareceu confuso, mas juntamente com a leitura do texto, tornou-se um facilitador para o entendimento. Concordo sobre os princípios facilitadores da aprendizagem significativa critica, interessante! Com certeza vale a leitura. Abçs,
Olá Quarteto Intergaláctico!!!! Ótima justificativa para o texto escolhido, juntamente com a nuvem apresentada são um convite para a leitura. E não é à toa que Cristiane e Karina já leram. Vocês já alcançaram sucesso aqui no blog, faz ideias nas aulas!! Boa sorte! Ah, eu também vou ler!!
ResponderExcluirOLá cybercolegas do quarteto intergalático!!
ResponderExcluirMuito legal a nuvem de palavras de vocês e total relação com o artigo escolhido. =)
Destaco a importância que vocês deram à visão computacional como um exemplo de ensino e aprendizagem inserindo o computador no contexto. Sem dúvida é um elemento de grande valor para toda esta revolução nas metodologias da chamada aprendizagem significativa.
Parabéns ao grupo pelas ideias.
Realmente valeu a leitura.. Grande abraço..
Elaina