Primeira coisa que aprendi, não atrase na entrega dos cyberdesafios, é mais prazeroso e significativo aprender com interação dos colegas, de acordo com Ausubel, a educação se consolida na transformação do ser em interação, o ser ao mesmo tempo que intervém na realidade é transformado por ela. No Brasil, Moreira (2011 apud Sousa et al., 2015), acrescentou à teoria que além da aprendizagem significativa, deve-se desenvolver criticidade e questionamento do conhecimento, visto que há rápidas mudanças e incertezas da vida contemporânea. Nesse processo de aprendizagem, o ato de ensinar significa criar condições, situações estimuladoras e favorecedoras da aprendizagem significativa (Ausubel, 2000 apud Sousa et al., 2015). Para o conceito de aprendizagem significativa, o teórico refere se que o aprendiz atribui significado a determinado conhecimento, e vai conferir importância à ele à medida que utilizará na vida cotidiana (Masini, 2014 apud Sousa et al., 2015), caso contrário, será uma aprendizagem mecânica.
Link do artigo:
http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n4/0034-7167-reben-68-04-0713.pdf
Link do artigo:
http://www.scielo.br/pdf/reben/v68n4/0034-7167-reben-68-04-0713.pdf
Olá Geisa, concordo com vc, mas não podemos ignorar que, como vc mesma inicia sua postagem, aprendemos também com aquilo que deixamos de fazer e com nossos erros. rs Ótima justificativa para o texto! Sua nuvem ficou muito boa e o fundo preto traz bastante destaque: adoro!
ResponderExcluirOlá Geisa, bacana sua justificativa.
ResponderExcluirMe fez pensar que quando desviamos do caminho também aprendemos.
Meu grupo trabalho com um texto o Moreira, que tem a ver com a questão da criticidade. O autor diz que precisamos ser criticos com o que aprendemos e que devemos considerar que as vezes precisamos desaprender para que os novos conceitos façam sentido. Me remeteu muito à alguns procedimentos de enfermagem que aprendi no curso de técnicos, que precisei desaprender na faculdade.
Abraços
Olá Débora e Patrícia,
ResponderExcluirisso mesmo, aprendemos com o erro, ainda bem....isso nos faz melhor, avante. Imagine, o quanto temos que desconstruir para sermos melhores a cada dia, pessoal e profissionalmente, quando preconceito já nos despimos, quanta dedicação que acabou nos faltando, para que no momento futuro possamos nos dedicar mais e mais, a partir da frustração anterior...sempre brinco, um pé na bunda nos lança pra frente, mas se bobear pode cair, quando erra é o melhor momento de avançarmos....é como se a vida fosse bastante justa, de deixo errar para melhorar...
obrigada pelos comentários