Quarteto: Nuvem do aprender cognitivo
1. Michelli Oliveira Vani Cirico
2. Paula Stelczyk
3. Pétala Salvador
4. Sandra Celidonia
Texto selecionado:
CICUTO, Camila Aparecida Tolentino and CORREIA, Paulo Rogério Miranda. Análise de vizinhança: uma nova abordagem para avaliar a rede proposicional de mapas conceituais. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2012, vol.34, n.1, pp. 1-10. ISSN 1806-1117.
Justificativa:
O artigo escolhido apresenta a técnica de mapeamento conceitual como forma relevante para desenvolver a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, em detrimento da aprendizagem mecânica.
Percebemos que a diferença fundamental entre a aprendizagem mecânica e a significativa está na forma de relacionar as novas informações com os aspectos relevantes pré-existentes na estrutura cognitiva de cada um (conhecimentos prévios).
A aprendizagem pode ser considerada significativa se tais relações forem estabelecidas de forma não arbitrária e não literal (os alunos devem querer aprender dessa maneira).
Os mapas conceituais, portanto, são potentes materiais de aprendizagem significativa, ao representarem as estruturas cognitivas dos mapeadores e organizarem conceitos de forma hierárquica, possibilitam diferenciações progressivas e reconciliações integrativas.
As proposições estabelecidas entre o conceito obrigatório proposto pelo tutor e os conceitos vizinhos criados pelos alunos revelam o nível de compreensão que o mapeador possui sobre o tema abordado, tornando-se potente instrumento de avaliação.
Recurso utilizado para criação da nuvem de palavras: Tagul
Para mim esta imagem tem muito significado para o que aprendemos pois é uma nuvem que está sustentada com as raízes da arvore, diz-me que a aprendizagem nova está segura e perdura, com que a reter o que foi aprendido não deixando em aberto a possibilidade de criar ramos e crescer de forma flexível, podendo o vento agitar a arvore mas esta permanecer.
ResponderExcluirParabéns pela imagem e pelas palavras contidas que reforçam o que esta no texto.
Olá Quarteto Nuvem do Aprender Cognitivo! Parabéns pela escolha do texto, pelo nome de grupo e pela nuvem de palavras! Confesso que não li ainda, mas fiquei muito interessada. Trabalhar com mapas conceituais é interessante, mas é preciso muito cuidado ao analisar as produções dos estudantes. Parece que este texto traz contribuições para esta tarefa, a fim de acompanhar o estudante no processo ensino aprendizagem. Nunca trabalhei com mapas conceituais, mas alguns de nossos colegas podem nos dar alguma contribuição. rsrsrs Não tenho certeza, mas acho que o Alfredo já usou (Alfredo, desculpe se estiver enganada) e a Cláudia (coordenadora do curso) também já usou bastante. Concordo com a Manuela, a nuvem está totalmente coerente com o momento do nosso curso.
ResponderExcluirBoa Tarde colegas
ResponderExcluirAdorei a nuvem de palavras que elaboraram, lendo as palavras ilustradas percebo que está tudo muito relacionado com a aprendizagem significativa, muito bem passada as informações de uma forma bem divertida.
Danila