domingo, 15 de novembro de 2015

6º Cyberdesafio - Planejamento de atividade educativa com metodologia dialética – Paula Stelczyk

Atividade educativa

Tema: Introdução a Disciplina de Tecnologia da Informação em Saúde
Público-alvo: Graduandos em enfermagem
Tempo de duração: 04 horas
Objetivos:
- Introduzir o assunto referente a tecnologia da informação em saúde no dia-a-dia dos alunos
- Discutir seus conceitos e aplicações.
  
Mobilização para o conhecimento (1hora de duração)

A atividade se iniciará com a apresentação do vídeo da música ‘Pela internet’, de 1997, do cantor e compositor Gilberto Gil.


Após, o professor irá explanar sobre o uso da tecnologia da informação, de modo geral, no dia-a-dia, e de como esses recursos são e/ou podem ser utilizados na prática do cuidado a saúde.
Para finalizar essa etapa irá exibir o vídeo com o tema ‘Future Vision of Healthcare’, sinalizando que ainda temos muito o que percorrer para alcançar toda essa tecnologia, e que devemos conhecer e entender o que ocorre hoje, para que possamos nos preparar para o que está por vir e participarmos desse processo, pois o futuro, é a gente quem faz.




Construção do conhecimento (2 horas de duração)

Para a construção do conhecimento irá conferir a definição de Informática em Saúde trazida pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), através do link http://www.sbis.org.br/indexframe.html (clicando na aba ‘Informática em Saúde’).

Realizarão a leitura dos seguintes artigos:

Após a leitura irá se propor um debate com reflexão do tema apresentado, fazendo uma analogia com o que temos no nosso hospital de ensino.

Elaboração da síntese do conhecimento (1 hora de duração)

Os alunos deverão realizar uma redação com no máximo 120 palavras relatando a sua percepção do tema. Após, o grupo irá construir uma nuvem de palavras, para discutirmos mais a fundo algumas palavras que irão surgir a partir dali em um próximo encontro.

5 comentários:

  1. Olá Paula

    Gostei muito do seu plano de ensino. Bacana inserir o tema para reflexão dos graduandos relacionando-o com o cenário de prática. Parabéns!!! Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, sua proposta está perfeitamente alinhada a MD ao tornar os aprendizes ativos na construção do conhecimento e delegar a vc o papel de mediadora nesse processo. Os recursos digitais que vc utiliza na proposta são pertinentes a essa. Essa atividade traz tb a possibilidade de discussão sobre a importância do desenvolvimento da competência tecnológica pelos futuros enfermeiros e busca trazer a discussão para a realidade no debate após as leituras. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado! Bj

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Lucia!
    Denise, acredito que a discussão sobre a importância do desenvolvimento da competência tecnológica dos enfermeiros é importantíssima! E poderia estar na currículo do curso de graduação, pois é uma área que só cresce e necessita da visão e compreensão desses profissionais (nós)... obrigada!
    Até mais...

    ResponderExcluir
  4. Pois é Paula, o desenvolvimento dessa competência está previsto nas diretrizes curriculares mais ainda não acontece de fato. Mas, como eu sou otimista acredito que nós chegaremos lá. Até...

    ResponderExcluir
  5. Também acredito e estou torcendo para isso ocorrer o mais breve. Obrigada!

    ResponderExcluir