quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Atividade 7

Metodologia Dialética

Tema: Politica Nacional de Saúde Mental e atuação profissional
Público alvo: Enfermeiros
Número de participantes: 20
Duração: 4 horas


Objetivo:

Instrumentalizar o acadêmico de enfermagem para o cuidado ao paciente com transtorno mental e /ou familiares em consonância com diretrizes da política Nacional de saúde mental.

Fase1: Mobilização para o Conhecimento: 1h30
·        Leitura do Plano de Ensino e esclarecimentos da metodologia do processo de ensino aprendizagem.
·        Discussão: rotulagem, estigma, preconceito, ser humano, papel do profissional em Saúde Mental
·        Vídeo sobre transtornos mentais e inclusão social

Fase 2: Construção do Conhecimento: 1h30
·         História da Psiquiatria
·        História da Psiquiatria no Brasil: desde Hospício D. Pedro II , Lei 10.216 de 06 de abril de 2001 e dias atuais
·        Discussão de artigos e aula expositiva dialogada

Fase 3: Elaboração da Síntese do Conhecimento: 1h
·        Atual política Nacional de Saúde Mental: Realidade atual e perspectivas, desinstitucionalização: serviços de residências terapêuticas(SRTs), Álcool e Drogas; Manual do CAPS; Lares abrigados, Centros de Convivência, Associações de familiares e usuários de CAPS, NASF
·        A atuação do enfermeiro em face da política nacional de saúde mental.

·         Aula expositiva dialogada e Brainstorm

2 comentários:

  1. Oi Mariana, sua proposta contempla os pressupostos essenciais da MD ao colocar os aprendizes como sujeitos ativos na discussão de artigos, no brainstorm. Vc nesses momentos pode atuar como mediadora. Essa atividade tem um potencial muito grande para avançar na construção do conhecimento. Vc pode na fase 2 pedir para os aprendizes construírem uma linha do tempo do História da Psiquiatria usando um recurso digital, ou cartolinas, canetões, etc. Vc pode pedir aos alunos para elaborar em forma de texto, mapa conceitual, HQ uma proposta de atuação para o enfermeiro frente a política nacional de SM. Todo educador precisa compreender que o planejamento de uma atividade educativa é apenas o ponto de partida. A partir daí novos caminhos podem ser trilhados. Cyberdesafio cumprido! Próxima parada: Netuno!!!! Bj

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Adorei como você dividiu o curso, mostrou com clareza o papel do educador. Afinal, podemos montar a atividade para diversos profissionais, que por vezes, não conhecem o método e assim, facilita a compreensão.

    ResponderExcluir