Bom dia Cybertutores e Cybercolegas!
Segue minha atividade baseada na Metodologia Dialética.
Plano de aula - Por Tereza Cristina
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TEMA: Assistência
ao Banho do Recém-nascido (R.N.)
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METAS:
- Prestar
assistência segura ao R.N.
- Proporcionar
medidas de conforto e de higiene ao R.N.
- Transformação
da realidade do estudante.
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OBJETIVOS:
- Análise
crítica e reflexiva por parte dos estudantes.
- Discussão
e trocas com intuito de promover a aprendizagem.
- Execução
da técnica de forma segura, o que provavelmente irá diminuir os riscos de
acidentes indesejáveis durante a realização do primeiro banho.
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CONTEÚDO
MÍNIMO:
- Manipulação
de material necessário para a realização do banho.
- Orientações
e cuidados ao R.N e puérpera.
-
Técnica do banho, troca de fralda e curativo do coto umbilical.
· PUBLICO
PARTICIPANTE: 12 estudantes do curso técnico de enfermagem
(disciplina: Enfermagem no cuidado à
Saúde do Neonato).
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PERÍODO: 4h
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RECURSOS
UTILIZADOS:
- Material
para o banho.
- Manequim
infantil.
- Vídeo.
-
Internet.
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ESTRATÉGIAS
PEDAGÓGICAS:
1º MOMENTO: Mobilização para o Conhecimento
Duração: 30 min
- O professor facilitador
reuniu o grupo em círculo e problematiza o tema para a troca de experiências e
levantamento das dificuldades pertinentes ao procedimento e elaboração da
síntese provisória.
- Em seguida par
despertar ainda mais o interesse pela busca do assunto ele apresenta o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LRthkCQ_t8U
2º MOMENTO: Construção
do Conhecimento
Duração: 1 h 30min.
- Pesquisa
individual será indicado alguns sites para auxiliar a busca (internet).
3º MOMENTO: Síntese do Conhecimento
Duração: 2h
Para
verificar o aprendizado todos os estudantes irão simular a técnica do banho.
Será colocado o manequim infantil e os materiais no
centro do círculo para melhor visualização de todos. É importante que à medida
que a técnica for sendo realizada seja relatado passo a passo o que está sendo
feito para melhor análise do grupo.
ÚLTIMO MOMENTO: trocas de vivências e análise entre o
grupo para que sejam detectadas as falhas. Elaboração da síntese definitiva
articulada com a prática.
Oi Tereza, um dos aspectos fundamentais da sua atividade educativa é fazer com que os alunos compreendam os riscos para O RN na hora do banho e aprendam como garantir a segurança do bebê. Sua atividade permite que os alunos construam seus conhecimentos de forma ativa e colaborativa contemplando o principal postulado da metodologia dialética. Outro postulado contemplado na atividade é a relação da teoria com a prática (realidade). Cyberdesafio cumprido com propriedade! Bj
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