segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Atividade Educativa

Bom dia Cybertutores e Cybercolegas! 
Segue minha atividade baseada na Metodologia Dialética.

Plano de aula - Por Tereza Cristina


·         TEMA: Assistência ao Banho do Recém-nascido (R.N.)

·          METAS:
- Prestar assistência segura ao R.N.
- Proporcionar medidas de conforto e de higiene ao R.N.
- Transformação da realidade do estudante.

·         OBJETIVOS:
- Análise crítica e reflexiva por parte dos estudantes.
- Discussão e trocas com intuito de promover a aprendizagem.
- Execução da técnica de forma segura, o que provavelmente irá diminuir os riscos de acidentes indesejáveis durante a realização do primeiro banho.

·         CONTEÚDO MÍNIMO:
- Manipulação de material necessário para a realização do banho.
- Orientações de prevenção quanto ao risco de acidentes durante a realização do banho.
- Orientações e cuidados ao R.N e puérpera.
- Técnica do banho, troca de fralda e curativo do coto umbilical.

·  PUBLICO PARTICIPANTE: 12 estudantes do curso técnico de enfermagem (disciplina: Enfermagem no cuidado à Saúde do Neonato).

·         PERÍODO: 4h

·         RECURSOS UTILIZADOS:
- Material para o banho.
- Manequim infantil.
- Vídeo.
- Internet.

·         ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS:      

1º MOMENTO: Mobilização para o Conhecimento

Duração: 30 min

-     O professor facilitador reuniu o grupo em círculo e problematiza o tema para a troca de experiências e levantamento das dificuldades pertinentes ao procedimento e elaboração da síntese provisória.
-     Em seguida par despertar ainda mais o interesse pela busca do assunto ele apresenta o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LRthkCQ_t8U
     
2º MOMENTO: Construção do Conhecimento

Duração: 1 h 30min.

-     Pesquisa individual será indicado alguns sites para auxiliar a busca (internet). 

 3º MOMENTO: Síntese do Conhecimento 

Duração: 2h
Para verificar o aprendizado todos os estudantes irão simular a técnica do banho.
Será colocado o manequim infantil e os materiais no centro do círculo para melhor visualização de todos. É importante que à medida que a técnica for sendo realizada seja relatado passo a passo o que está sendo feito para melhor análise do grupo.
   
   ÚLTIMO MOMENTO: trocas de vivências e análise entre o grupo para que sejam detectadas as falhas. Elaboração da síntese definitiva articulada com a prática.






Um comentário:

  1. Oi Tereza, um dos aspectos fundamentais da sua atividade educativa é fazer com que os alunos compreendam os riscos para O RN na hora do banho e aprendam como garantir a segurança do bebê. Sua atividade permite que os alunos construam seus conhecimentos de forma ativa e colaborativa contemplando o principal postulado da metodologia dialética. Outro postulado contemplado na atividade é a relação da teoria com a prática (realidade). Cyberdesafio cumprido com propriedade! Bj

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