Treinamento de Aspiração de Vias Aéreas
Público alvo: Equipe de Enfermagem recém-admitida
no hospital.
Período: 4 horas
Número de participantes: turmas de no máximo 10 profissionais.
Objetivo: Alinhamento da equipe de
enfermagem quanto aos procedimentos de aspiração de vias aéreas padronizados no
hospital.
Recursos utilizados: Vídeo, simulador de alta fidelidade (ausculta), protocolo
institucional, materiais para aspiração e infográfico.
Mobilização para o conhecimento:
Duração: 1h
Buscar conhecimento prévio dos
profissionais através da discussão em sala de aula.
Será exibido um vídeo relembrado a
anatomia e fisiologia do sistema respiratório.
Após
o vídeo, será feito a apresentação do protocolo institucional com o passo a
passo do procedimento contendo as indicações, contra indicações e técnicas de aspiração de vias
aéreas (orotraqueal, nasotraqueal, traqueostomia e tubo endotraqueal)
Construção do conhecimento
Duração: 1h30min
Os profissionais serão encaminhados
ao laboratório de simulação para a realização do procedimento, acompanhado pelo
instrutor de treinamento.
Na sala estarão dispostos: simulador
de alta fidelidade com traqueostomia, apresentando estertores difusos e tosse
contínua.
Cabe ao colaborador a avaliação desse
paciente (simulador) e a realização do procedimento conforme protocolo
institucional e orientações dadas pelo instrutor.
Síntese do conhecimento:
Duração: 1h
Após o término do procedimento, os
colaboradores retornarão para a sala de aula, onde será realizado a discussão
da dinâmica.
No primeiro momento os
questionamentos que surgirem serão discutidos entre o grupo, caso não obtenha
resposta, o instrutor sanará as dúvidas.
Avaliação
Duração: 30minutos
Ao final do treinamento será montado, em conjunto,
um infográfico contendo o procedimento de aspiração conforme abordado em aula
teórica/prática, relembrando todo o passo a passo.
Bom dia Cássia,
ResponderExcluirVi que na sua postagem, ficou bem clara os três passos da Metodologia dialética com o uso de recurso audio visual e Tecnologias digitais como o infográfico.
Como mostrou, é importante buscar o conhecimento dos profissionais resgatando o conhecimento prévio, sensibilizando e motivando-os. E ainda após essa etapa ainda eles terem a oportunidade de colocar em prática de forma individual ou colaborativa.
Parabéns.
Oi Cássia, a proposta da atividade contempla os princípios essenciais da MD: trabalhar com a realidade, aprendizes ativos, construção do conhecimento e educador mediador. Os recursos digitais estão pertinentes à atividade. Um infográfico é um recurso bastante útil para facilitar a memorização. A integração de imagens aos passos da aspiração ajudará a potencializar esse efeito. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!!! Sucesso na aplicação da proposta!!! Netuno te espera! Bj
ResponderExcluir