terça-feira, 10 de novembro de 2015


Metodologias ativas de treinamento

Bom dia Cybercolegas,

Vou compartilhar com vocês a experiencia do uso de metodologia ativa para treinamento de graduandos em saúde.



A imagem representa o olhar do instrutor de treinamento sobre a atividade proposta a um grupo de alunos de medicina. Nesta atividade os alunos exploram um simulador de habilidade e resgatam o conteúdo teórico aprendido em sala de aula e o transforma em atividade prática.
O aluno é conduzido a descobrir como realizar uma atividade, ação, a partir de um conhecimento teórico e dividir essa experiência com os demais membros do grupo, o grupo também desenvolve a habilidade de compartilhar a experiência vivida, mediante as conquistas da realização o procedimento.

O aluno tornou-se agente ativo do seu aprendizado e dos colegas.
Trata-se também um momento de aprendizagem para o instrutor que a cada turma depara-se com diferentes caminho para a aprendizagem.

Até breve,

Sylvia Almeida

Um comentário:

  1. Oi Sylvia, a simulação realística aproxima o aprendiz da prática e oferece ao mesmo ferramentas para reflexão e resolução de problemas. É sem dúvida uma ótima alternativa para a aprendizagem. Acho importante salientar que ela trabalha os três domínios da aprendizagem, cognitivo, psicomotor e o mais crítico nos dias de hoje, o afetivo, ligado ao comportamento ético e a competência para o trabalho em equipe. Gostei da foto mostrar a perspectiva do instrutor. bj

    ResponderExcluir