Pedro Demo (2004) escreve que o ato de aprender pressupõe um processo reconstrutivo com o estabelecimento de diferentes tipos de relações entre fatos e objetos, que desencadeie ressignificações contribuindo para a reconstrução do conhecimento e a produção de novos saberes.
Conhecimento e aprendizagem são fundamentais para o seu humano exercer a sua autonomia e sua cidadania, com argumentações e ética, para mudar a realidade e a sua vida.
Relacionei a minha foto, tirada por mim, em um momento de lazer com minha família durante uma jogada de golf, destacando o aprendizado de concentração, postura, quietude, levando a ressignificação do aprendizado, me fazendo pensar no que foi escrito por Jacques Delors(1999),que a educação deve organizar-se à volta de quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer (adquirindo instrumentos da compreensão); aprender a fazer (agindo sobre o meio envolvente); aprender a conviver (participando e cooperando) e, finalmente, aprender a ser (levando a integração entre os três precedentes - ao meu ver, o mais importante).
Cássia, a tônica das metodologias ativas é essa: trabalha os quatro pilares da educação descritos por Delors e seu grupo. Porém, para que esses pilares sejam trabalhados a proposta do uso das metodologias ativas precisa ser bem estruturada, sustentada em um currículo pensado para isso e com docentes capacitados para desenvolver o trabalho nessa linha. Infelizmente ainda temos educadores que acreditam que ao colocar os aprendizes em círculo, propor problemas que tem uma única solução, "considerada como correta na sua própria visão" estão utilizando uma metodologia ativa. Ainda temos muito para avançar na educação. E aí vc já está fera no golfe? bj
ResponderExcluir