Olá Pessoal,
Tive também um pouco de dificuldade para elencar uma foto que representasse as metodologias ativas. Discutindo com a colega Gisele pude perceber que tenho uma pessoinha em casa, que amo demais, que está em constante aprendizagem, descobertas diárias. As fotos mostram Bruna em algumas atividades, mexendo no celular (uma habilidade incrivel com os dedinhos) e seleciona o aplicativo que interessa; segura a mamadeira e já toma o suco sozinha e dando os primeiros passos. Para mim, essas fotos, representam o aprendizado pela descoberta, caminhando do simples para o mais complexo, tudo é novo e aprende fazendo em interação constante com os familiares, principalmente. E com certeza, papai e mamãe estão sempre por perto para orientar e ajudar no que for preciso.
Abçs a todos,
Karina
Olá Karina!
ResponderExcluirCertamente as crianças são aprendizes vorazes pelo conhecimento... Uma busca constante pelo novo, desafios cada vez mais complexos, em busca da superação.
Achei muito interessante o seu reconhecimento dos pais como tutores. Orientando este aprendizado, auxiliando os pequenos a superarem seus erros e os permitindo descobrirem o mundo de acordo com seu ritmo e naquilo que percebem como suas necessidades.
Que esta pequena cresça e aprenda todos os dias novos saberes.
Abraços, Bia Pires.
Oi Karina, essa dificuldade que vc relatou para escolher a foto é super natural, pois a tarefa exige um processo intenso de análise até a síntese. Considerando as operações de pensamento necessárias a realização da tarefa podemos classificar a mesma como de alta complexidade.
ResponderExcluirOutro aspecto que quero sinalizar é esse cyberdesafio visa despertar em nós a competência para a leitura de imagens. Nesse mundo altamente imagético essa competência é essencial para não sermos tragados sem perceber pelas imagens e suas mensagens, subliminares ou não, especialmente àquelas ligadas a publicidade. Nós precisamos aprender e ensinar a leitura das imagens. Qdo desenvolvemos essa competência fica mais fácil escolher imagens para nossa prática educativa. bj
Com certeza Denise, a imagem tem o seu poder! Obrigada, abçs. Karina
ResponderExcluir