Ministrei uma disciplina para
graduandos em Enfermagem, onde sempre
procurei empregar metodologias ativas.
A cada semestre os alunos
deviam selecionar um tema e desenvolver um projeto educativo que beneficiasse a
comunidade.
A foto mostra uma campanha
realizada em 2008, ano em que vivemos uma epidemia muito importante de Dengue
no município e os alunos concluíram que a melhor forma de atingir os pais seria
por meio de seus filhos.
Podemos dizer que a
disciplina trabalhava por projetos e em uma atividade tínhamos a integração do
currículo (duas disciplinas trabalhando em simbiose); a problematização de uma
realidade vivenciada e a proposição de uma intervenção; a responsabilização do
aluno pelo seu conhecimento; o reconhecimento da importância do enfermeiro como
educador, entre outros objetivos pretendidos e alcançados, ou seja, os alunos
aprendiam e ensinavam, sentiam-se valorizados, enfim, protagonistas (tudo isso no segundo ano do curso).
Olá Vanessa, ótimas colocações. Gostaria de destacar outra questão importante: o conteúdo. Hoje não há possibilidade de se trabalhar todos os conteúdos desejados, é preciso mostrar ao estudante como se pesquisa para que consigam aprender sozinhos. Assim o conteúdo deve ser escolhido pela sua relevância e sua relação com a realidade.
ResponderExcluirOlá Vanessa!
ResponderExcluirA aprendizagem por projetos é muito interessante, trás um envolvimento de vários docentes (interdisciplinar) e dos alunos. Gostei muito!
Maria Inês
Bem bacana Vanessa! É incrível quando nossos estudantes superam nossas expectativas e encantam as pessoas que eles cuidam (a direção dos olhinhos dos pequeninos demonstra quão importante é ser cativante ao levar mais saúde para as pessoas)!!! Como é reconfortante saber que pertencemos a um grupo de profissionais comprometidos com as inovações pedagógicas. Vamos seguir em frente e muito sucesso para nós!!!
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