quinta-feira, 5 de novembro de 2015


Cyberdesafio: Margarida Reis Santos

Prática Laboratorial de Parentalidade (Estudantes do 1º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem do Porto)



No ensino de enfermagem as práticas laboratoriais organizadas com base em cenários permitem que os estudantes sedimentem os seus conhecimentos e desenvolvam as suas competências em ambientes controlados que lhes permitem aprender fazendo. Os professores são os facilitadores do ensino / aprendizagem e devem criar e organizar “(…) situações onde o formando possa praticar sob a supervisão de um profissional competente que, simultaneamente orientador, conselheiro (coach) e companheiro, lhe faz a integração e ajuda a compreender a realidade, que pelo seu carácter desconhecido, se lhe apresenta, inicialmente, sob a forma de caos (mess).” (Pires, Morais, Santos, Koch, Sardo, Machado, 2004, p.3).

Este tipo de sessões baseadas em estratégias de aprendizagem baseada em problemas são o reflexo de instituições de ensino abertas às mudanças e que assumem que o estudante “ (…) também aprende com os outros em grupos e projetos, com supervisão de professores orientadores.” (Morán, 2015, p.15).

4 comentários:

  1. Muito bom Margarida, trouxe um novo espaço de ensino-aprendizagem: o laboratório, nele podem acontecer simulações nos quais os alunos aprenderam em interação e a partir de problemas e situações reais da prática profissional! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Margarida, estas situações permitem que o aluno aprenda com os outros e tudo mais o que você disse. Também é importante que se trabalhe com o erro por uma outra perspectiva, uma vez que nesse ambiente protegido o estudante pode perceber e aprender com os erros sem trazer prejuízo para o paciente. Sentem-se estimulados pois podem fazer relações entre a teoria e a prática.

    ResponderExcluir
  3. Margarida, fui eu que fiz o comentário como EEUSP. abç Débora

    ResponderExcluir
  4. Margarida, gostei de sua foto e acredito ainda que esta relação teoria e prática em laboratório, proporciona aos estudantes uma maior segurança na realização dos procedimentos no campo de estágio.
    Um abraço.
    Tereza.

    ResponderExcluir