quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Aula 6: Planejamento de uma atividade educativa com as dimensões da metodologia dialética

Oficina Mulher e Homem: O Elo da Violência
Objetivo da Oficina: Discutir sobre a cultura da não violência contra mulher.


08H30 às 09H00: Café comunitário.

09H00 às 09H15: Apresentação das atividades da oficina e do seu objetivo.

09H15 às 09H45:  Dinâmica: Cultura de Paz
Separação em grupos, no máximo 5 pessoas por grupo, cada um receberá uma história hipotética, cujo enredo apresente alguma situação de violência: psicológica, física e sexual.  Após a leitura das história, cada grupo deverá elaborar um painel com dois tipos de desfecho: com e sem violência.
Objetivo: Discutir a questão da cultura da não violência.

09H45 às 10H15: Dinâmica: Erotização e Violência
Desenvolver a ideia de violência como uma cadeia onde todos são vítimas.Apresentar ao final trechos de dois documentários sobre violência contra mulher e lei Maria da penha.
Objetivo apresentar a construção da erotização do corpo e o uso da violência como forma de opressão.

10H15 às 10H30: Intervalo

10H30 às 12H00: Exibição do filme Amor?


12H00 às 12H30: Discussão sobre o filme e encerramento da atividade. Concluir falando sobre a importância de pensar a violência como uma ação em cadeia, reconhecer os fatores desencadeantes e como evitá-los, falar sobre a importância de uma lei e principalmente da mudança de mentalidade.Criar um grupo em uma rede social e elaborar em conjunto um post a fim de divulgar a oficina para outras pessoas. 

Desenvolvido por Beatriz Lima

2 comentários:

  1. Oi Bia, que alegria ter vc de volta ao nosso blog! Persistência é a chave para enfrentarmos o desafio da escassez de tempo nessa vida corrida que a gente leva! Excelente oficina com um tema atual e relevante. Faltou apenas vc relacionar as etapas da oficina com as dimensões da MD. Uma atividade educativa embasada na MD deve prever atividades para a mobilização (despertar o interesse dos aprendizes pelo tema), construção (oportunidade para os aprendizes adquirirem ou ampliarem o conhecimento sobre o tema) e expressão da síntese do conhecimento (oportunidade para os aprendizes demonstrarem que são capazes de aplicar o conhecimento na prática). Vc consegue perceber nessa oficina quais atividades podem servir para mobilização, construção e expressão da síntese do conhecimento? Qualquer dúvida entre em contato. Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá. Amei o tema, acredito que seja super pertinente, parabéns.

    ResponderExcluir