sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Cyberdesafio 6 - Metodologia Dialética


PLANEJAMENTO DE UMA AÇÃO EDUCATIVA UTILIZANDO TDIC

Tema: Relacionamento Interpessoal: importância da decodificação das expressões faciais
Público alvo: Enfermeiros
Número de participantes: 20
Grupos: 6 grupos de 3 a 4 participantes
Duração: 4 horas
Recursos: vídeo, fotografias e aplicativo

Objetivo da aula:
Instrumentalizar o aluno de enfermagem na decodificação das expressão faciais com a finalidade de trabalhar a importância do relacionamento enfermeiro-paciente.

Fases:
Mobilização para o conhecimento
Apresentação de um trecho do primeiro episódio da primeira temporada da série Lie to Me. Neste episódio são conceituadas as emoções universais descobertas por Paul Ekman e a separação expressão facial e microexpressões (aquelas que acontecem em milissegundos e são diretamente ligadas as emoções dos indivíduos). 

Construção do conhecimento
Cada grupo receberá 6 fotografias que representam as 6 emoções universais, terão que classificar as fotografias em relação as emoções, discutindo com os colegas e apontando detalhes que justifiquem a classificação.

O grupo fará um treinamento ativo por meio do aplicativo FaceORama na interface para celular. Esse aplicativo gratuito possui 3 menus: modo treinamento, modo desafio e informações. No modo treinamento, o aluno observa o que muda na expressão facial em cada uma das emoções. No modo desafio, são apresentados 26 testes dinâmicos em que o participante deverá classificar a emoção apresentada, no final é gerado um escore de desempenho que motiva o aluno a melhor cada vez mais.

Elaboração da síntese do conhecimento

Nesta etapa, os grupos serão estimulados a apresentar uma síntese do aprendizado da aula por meio de um texto coletivo que será lido em público para todos os presentes.

Um comentário:

  1. Oi Ana, muito bom seu planejamento e o tema super importante para a Enfermagem e para a vida! Sua atividade torna os aprendizes ativos em sua aprendizagem oferecendo ao educador a oportunidade de atuar como mediador na construção do conhecimento. Recurso tecnológico super pertinente ao tema abordado. Como sugestão vc poderia filmar essa atividade para discutir com os alunos as expressões faciais apresentadas por eles. Isso os ajudaria a reconhecer sua próprias expressões e consequentemente a se autoconhecer. Afinal, na Enfermagem temos que cuidar do nosso não verbal ao lidar com pacientes, familiares, equipe... O professor Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira da Faculdade de Educação da USP desenvolve pesquisa nessa área com o objetivo de perceber o clima na sala de aula usando um programa de reconhecimento facial. A tutora Débora fez uma disciplina com ele e gostou bastante. Quem sabe vcs possam trocar umas figurinhas. Cyberdesafio cumprido!!! Bj

    ResponderExcluir