terça-feira, 8 de dezembro de 2015



Liliana de Castro - NUVEM DE PALAVRAS


Escolhi o artigo Moreira (2008) Negociação de significados e aprendizagem significativa. E de acordo com o autor, é essencial o compartilhar/interagir de significados (ideias, modelos, proposições) que representem novos conhecimentos, para serem reconstruídos pelo aprendiz. No entanto, o conhecimento prévio pode ser facilitador ou mesmo, bloqueador/impeditivo na construção desse novo conhecimento.

Como mediadora de pós-graduação, onde os alunos já atuam no mercado de trabalho, com conhecimento prévio (teórico e prático), e segundo Ausubel, o conhecimento prévio é o que mais influencia a aprendizagem (nem sempre construtiva) tenho tentado desencadear reflexões acerca das ações do cotidiano, favorecendo uma postura ativa e crítica do aprendiz,  no (re)significado das suas vivências. Mas não tem sido fácil...


Pensei em usar a nuvem de palavras na síntese da discussão de artigos trabalhados em sala de aula, como uma ferramenta na avaliação.

Realmente consegui significar a aprendizagem na era digital, vejam minha nuvem de palavras, simplesmente adorei faze-la....




Abraços,

Liliana

Um comentário:

  1. Oi Liliana, a nuvem ficou linda! Pode muito bem ser empregada como você comentou. Frequentemente eleita na síntese do conhecimento, quando aplicada na síncrese pode ser potencializadora na discussão. O artigo que utilizou é muito interessante, no contraponto do valor dos conhecimentos prévios na aprendizagem significativa. Remete à responsabilidade na contribuição para a construção assertiva do conhecimento e ajudar a criar efetivas âncoras de sustentação. A nuvem como recurso imagético também expressa cor, signos e símbolos, o que remete à intencionalidade do educador, na expressão semiótica da mensagem, para ser significativa no aprendizado. Parabéns!

    ResponderExcluir