Remetente: GRUPO 7 (1. Fabio Guilherme; 2. Juliana Inhauser; 3. Mariana Pereira; 4. Simone Lacava; 5. Beatriz de Souza Lima; 6. Niara Luz; 7. Cristiane D'Angelo)
"Olá cybercolegas do Planeta 1!!
Gostaríamos de compartilhar com vocês as inovações na educação que estão acontecendo aqui no Planeta 7.
Aos poucos fomos observando o quão diferentes são as observações e avaliações entre adultos e crianças. Desta forma desenvolvemos duas classificações de aprendizagem: a pedagogia, destinada à educação infantil, e a andragogia, que consiste na educação para os adultos.
Por meio desta distinção garantimos que todos consigam aprender de acordo com suas habilidades e competências cognitivas. Nas escolas já contamos com notáveis progressos. Mas, infelizmente, ainda há habitantes sem formação básica, e para esses disponibilizamos cursos de alfabetização e ali se ensina o alfabeto e a construção de frases por meio dos cancioneiros regionais.
Vimos que, ao aproximar esse aprendiz adulto ao tema do seu interesse, permitiu-se a construção de habitantes mais participativos em todos os aspectos da nossa sociedade.
Por fim, temos ainda muitos desafios a serem vencidos. Não podemos tolerar que nossos habitantes não saibam ler ou escrever. Materiais didáticos, professores e tecnologia são ferramentas que devem caminhar juntas para garantir que toda a nossa herança planetária continue para todos e por todos.
Esperamos a visita de vocês Planeta 1!”
Olá grupo 7,
ResponderExcluirobrigada pela carta.
Realmente precisamos estimular a participação dos aprendizes adultos o máximo possível e como escreveram, se faz importante trazer temas do interesse desses educandos para obter exito no processo de ensino.
Vamos caminhando!
Abraços.
Olá viajantes do Planeta 7. Gostamos
ResponderExcluirmuito de receber notícias de sua jornada. Percebe-se que está muito agradável e
proveitosa. Ficamos felizes por vocês!. Muito interessante a contextualização
dos princípios da Andragogia com as questões que, infelizmente, ainda afligem
grande parte dos habitantes. Vejo que destacaram, no primeiro parágrafo, que há
percepção do estudante adulto como ser amadurecido e independente e que demanda
uma mudança de atitude e papel do professor. Além disso, muito interessantes os
princípios da utilização de recursos conhecidos e do cotidiano dos estudantes,
com valorização da experiência que torna a aprendizagem significativa,
inclusive considerando a importância de se incorporar os recursos digitais. Sem
dúvida auxilia na criação de um ambiente favorável à aprendizagem, especialmente
se não se perder de vista o foco na experiência social que se dá pelo
compartilhamento e mudanças dos papéis e atitudes tradicionais do professor e
que pode se estender aos recursos que ele utiliza. Abraços dos viajantes do
Planeta 1.
Bom dia!
ResponderExcluirAdorei a nomeclatura de Planeta 1 e Planeta 7!
Parabéns pela carta! Assuntos tratados de maneira delicada e com conhecimento.
Obrigada.