Cybereducadores,
Chegamos à quarta aula do nosso
curso! Ou seja, Já percorremos metade
da nossa jornada. E que prazer acompanhar o percurso de vocês!!!
Retomando nossa
jornada...
Na semana de ambientação conhecemos os cybercolegas e os cybertutores.
Entre paulistas e paulistanos, mineiros, carioca, portugueses, potiguar,
paranaense, pernambucano e equilibristas, que dividem seu tempo e seu coração entre
vários lugares, deu para perceber que temos vários interesses em comum como
viajar, amar a natureza, os livros, à busca pelo
equilíbrio, à arte e até a correria pré casamento...
Conhecemos o blog do curso, a
página do Facebook e a técnica de estudo “Pomodoro”, enfim tivemos um tempo
para nos adaptarmos ao curso e a nossa nave o Moodle Stoa. Afinal, como
imigrantes digitais que somos (pelo menos grande parte do nosso grupo)
necessitamos desse tempinho, não é mesmo?
Na primeira aula onde conhecemos o
ciberespaço e as características da cibercultura veio o primeiro cyberdesafio: Infográfico! Meu Deus, o que é isso? Como fazer? Por onde começar? E esses
destemidos cybereducadores foram vencendo diferentes desafios, produziram
infográficos maravilhosos e colaboraram com os colegas comentando suas
produções. Aliás, o orgulho de vocês ao apresentarem as produções foi lindo de
ver!!!!
Já na segunda aula, descobrimos quais são as características dos
digamos assim, nativos e imigrantes digitais. Vocês percorreram a webquest e
criaram suas HQ cujos conteúdos nos revelaram uma predisposição interior para
a integração das TDIC à prática educativa de vocês. Sentimos a alegria de cada
um ao trabalhar com uma tecnologia digital que nos remeteu à infância.
Na
terceira aula vimos as características dos cyberadultos, que nos permitem
alavancar o potencial deles para a aprendizagem. Entramos no túnel do tempo e
vocês escreveram ou estão escrevendo, coletivamente, com o auxílio da ferramenta
wiki, cartas sobre a trajetória percorrida para os cybercolegas.
Temos que
olhar para frente sim, mas, de vez em quando retomar o vivido nos faz construir
novos significados e nos fortalece para novos desafios. Após esse olhar para o
vivido, quais TDIC percebem como aplicáveis à prática de vocês? O curso tem
despertado a criatividade? A vontade de fazer diferente?
Agora é hora de seguir em frente
e aprender como podemos ajudar nossos aprendizes a significar a aprendizagem.
Para
aqueles que têm permanecido um tempo maior nos planetas visitados, não
desanimem! #persistam!
Como dizem os jovens: "tamo junto"!!!
Aproveitamos para dizer que agora, na aula SIGNIFICAR A APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL, a tutora será a Débora. Se reportem a ela no caso de dúvidas (tanto no blog, quanto no moodle).
Nos vemos na aula! @braços!!!
Denise, Débora e cyberequipe
Como dizem os jovens: "tamo junto"!!!
Aproveitamos para dizer que agora, na aula SIGNIFICAR A APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL, a tutora será a Débora. Se reportem a ela no caso de dúvidas (tanto no blog, quanto no moodle).
Nos vemos na aula! @braços!!!
Denise, Débora e cyberequipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário