terça-feira, 20 de outubro de 2015

EM CYBERSÍNTESE!!!


Cybereducadores,



Chegamos à quarta aula do nosso curso! Ou seja, Já percorremos metade da nossa jornada. E que prazer acompanhar o percurso de vocês!!!

Retomando nossa jornada...

Na semana de ambientação conhecemos os cybercolegas e os cybertutores. Entre paulistas e paulistanos, mineiros, carioca, portugueses, potiguar, paranaense, pernambucano e equilibristas, que dividem seu tempo e seu coração entre vários lugares, deu para perceber que temos vários interesses em comum como viajar, amar a natureza, os livros, à busca pelo equilíbrio, à arte e até a correria pré casamento... 

Conhecemos o blog do curso, a página do Facebook e a técnica de estudo “Pomodoro”, enfim tivemos um tempo para nos adaptarmos ao curso e a nossa nave o Moodle Stoa. Afinal, como imigrantes digitais que somos (pelo menos grande parte do nosso grupo) necessitamos desse tempinho, não é mesmo? 

Na primeira aula onde conhecemos o ciberespaço e as características da cibercultura veio o primeiro cyberdesafio: Infográfico! Meu Deus, o que é isso? Como fazer? Por onde começar? E esses destemidos cybereducadores foram vencendo diferentes desafios, produziram infográficos maravilhosos e colaboraram com os colegas comentando suas produções. Aliás, o orgulho de vocês ao apresentarem as produções foi lindo de ver!!!! 

Já na segunda aula, descobrimos quais são as características dos digamos assim, nativos e imigrantes digitais. Vocês percorreram a webquest e criaram suas HQ cujos conteúdos nos revelaram uma predisposição interior para a integração das TDIC à prática educativa de vocês. Sentimos a alegria de cada um ao trabalhar com uma tecnologia digital que nos remeteu à infância. 

Na terceira aula vimos as características dos cyberadultos, que nos permitem alavancar o potencial deles para a aprendizagem. Entramos no túnel do tempo e vocês escreveram ou estão escrevendo, coletivamente, com o auxílio da ferramenta wiki, cartas sobre a trajetória percorrida para os cybercolegas. 

Temos que olhar para frente sim, mas, de vez em quando retomar o vivido nos faz construir novos significados e nos fortalece para novos desafios. Após esse olhar para o vivido, quais TDIC percebem como aplicáveis à prática de vocês? O curso tem despertado a criatividade? A vontade de fazer diferente?


Agora é hora de seguir em frente e aprender como podemos ajudar nossos aprendizes a significar a aprendizagem. 

Para aqueles que têm permanecido um tempo maior nos planetas visitados, não desanimem! #persistam! 
Como dizem os jovens: "tamo junto"!!! 


Aproveitamos para dizer que agora, na aula SIGNIFICAR A APRENDIZAGEM NA ERA DIGITAL,  a tutora será a Débora. Se reportem a ela no caso de dúvidas (tanto no blog, quanto no moodle).

Nos vemos na aula! @braços!!!

Denise, Débora e cyberequipe

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