segunda-feira, 9 de novembro de 2015


Boa Tarde Cybercolegas!!!!!!

Segue a minha postagem



As metodologias ativas têm como princípio teórico a autonomia. Autores como Freire (1996) e Demo (1996) asseveram que a autonomia é fundamental no processo pedagógico e a pesquisa é uma das formas de viabilizar o aprendizado e o desenvolvimento da autonomia intelectual e da consciência crítica.




Justificativa da escolha da foto: Neste  treinamento os colaboradores tem como objetivo  resgatar os seus conhecimentos para sugerir as possíveis causas de uma PCR. Onde todos participam construindo e buscando seus conhecimentos, se torna uma atividade gostosa,  pelo fato do próprio aluno com base em alguns dados fornecidos,  conseguir dar sugestões para o desfecho da atividade. Você cria um ambiente onde é dado a  oportunidade do aluno desenvolver uma postura mais ativa, no qual ele resolve problemas.

3 comentários:

  1. Gostei bastante da sua postagem Danila, realmente acredito que essa seja uma metodologia ativa. Confrontar nosso aprendizado teórico com o prático, nos faz vivênciar e acreditar na real situação nos levando a fixar melhor o conteúdo ensinado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    gostei muito da sua foto. Ela vai ao encontro do que é uma metologia ativa ao aproximar os educandos do mais próximo da vida, levando-os a reflexão sobre o seu próprio aprendizado. E desse modo, o aprendizado é focado no aluno, onde é possível envolvê-lo, motivá-lo e alcançar u m diálogo mais efetivo.

    Parabéns!

    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Danila, os ambientes de simulação são ótimos para o uso de metodologias ativas: aparece uma oportunidade de trabalhar o erro por uma outra perspectiva. O aprendiz pode fazer sem medo de errar e aprender com os erros.

    ResponderExcluir