quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Cyberdesafio 5: Pétala Salvador

Para representar as metodologias ativas, escolhi um mosaico de fotos de uma de minhas vivências enquanto docente, quando utilizei a técnica do sandplay, integrante da Pedagogia Vivencial Humanescente. Trata-se de um momento ímpar de incentivo ao subjetivo, de expressão da criatividade e ótima alternativa para identificar conhecimentos prévios.


Escolho tais fotografias pois elas representam alguns desafios que as metodologias ativas nos trazem: 1) planejamento: trabalhar com metodologias ativas requer todo um trabalho de “bastidores”, preparar cada detalhe, pensar no objetivo de cada momento e isso demanda, como nos ensina Moran (2015), um docente que seja “curador e orientador”, capacitado afetiva e intelectualmente para mediar o encontro que será consolidado; e 2) incentivo à criatividade: “se queremos que [os discentes] sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras novas possibilidades de mostrar sua iniciativa” (MORAN, 2015, p. 17) e, para tanto, o docente precisa procurar métodos criativos, sensíveis às necessidades diferenciadas dos aprendizes.


5 comentários:

  1. Concordo com você Petala!
    Realmente vemos nas fotos que os participantes estão utilizando a criatividade para elaborar uma solução para o desafio exposto. E assim que eles desenvolveram essa habilidade, e outras, além de fixar melhor esse novo conhecimento.
    Mas concordo mais ainda quando você coloca o aspecto dos docentes. E, quando nessa posição, precisamos também ser criativos para expor essas iniciativas e saber adapta-las conforme o grupo evolui ou não para a solução desejada. Esse é um desafio e tanto!

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  2. Oi Pétala, adorei sua reflexão e sua foto. O educador que deseja trabalhar com metodologias ativas necessita exercitar a humildade diariamente, pois o trabalho nos bastidores não é visível e tira o professor dos "holofotes". Dividir o protagonismo com os alunos dilui o poder e nem sempre isso é bem digerido. Qdo eu comecei a trabalhar com essas metodologias me sentia meio "sem função", pois até então a concepção de ensino que eu tinha era a de transmissão do conhecimento. Levei algum tempo para entender meu papel, me sentir confortável nele e compreender as exigências do mesmo. Hoje não troco esse papel por nada, pois aprendi muito com cada aluno meu e com cada situação de aprendizagem que vivenciamos. Bj

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  3. Pétala, a sua imagem é ilustrativa do envolvimento, nas metodologias ativas, e quanto um professor pode fazer nas condições, das salas convencionais. Mas a sua imagem também me desperta para a ergonomia na sala de aula, Olhe as posições dos participantes, a sua coluna e a posição dos membros inferiores, ou a situação do exercício no piso? Como adultos também teremos que procurar dar conforto para as atividades que propomos, contudo é certo observamos o método gripal tutorial em sala de aula. E parece-me possível encontra os sete momentos referidos no texto de Neusi Aparecida Navas Berbel: Na foto A apresentação do problema, identificação e esclarecimento de termos do jogo a usar ou seja o
    enunciado; no B e C a procura das hipóteses explicativas a partir do conhecimento dos envolvidos no grupo assim como a fase quatro do modelo onde há a finalização das resoluções e a foto D onde se compreende que o professor formula dos objetivos de aprendizado e provavelmente chama para a discussão as resoluções encontradas Não se V~e mas espera-se que o docente direcione depois, para o estudo individualizado para depois voltar ao grupo como retorno de rediscussão dos problemas.
    Obrigado por me ajudares a refletir sobre a importância do jogo nos adultos e como o podemos sustentar em modelos.

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  4. Oi Pétala, eu de novo. Gostei muito do artigo de vcs que estabelece a relação entre a TAS crítica e a PVH.
    Aliás, indico aos cybercolegas a leitura do mesmo: file:///C:/TempWin/39713-162529-1-PB.pdf.

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  5. Olá Pétala
    Gostei muito da sua ideia de criar um mosaico de fotos ilustrativas de uma metodologia ativa. A sua reflexão sobre o papel do docente na organização deste tipo de sessões é interessante, pois sem dúvida o êxito delas depende muito, também, da preparação e empenho do professor na sua criação e organização.

    Margarida Reis Santos

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