Para representar as metodologias ativas, escolhi um mosaico
de fotos de uma de minhas vivências enquanto docente, quando utilizei a técnica
do sandplay, integrante da Pedagogia Vivencial Humanescente. Trata-se de um
momento ímpar de incentivo ao subjetivo, de expressão da criatividade e ótima
alternativa para identificar conhecimentos prévios.
Escolho tais fotografias pois elas representam alguns
desafios que as metodologias ativas nos trazem: 1) planejamento: trabalhar com
metodologias ativas requer todo um trabalho de “bastidores”, preparar cada
detalhe, pensar no objetivo de cada momento e isso demanda, como nos ensina
Moran (2015), um docente que seja “curador e orientador”, capacitado afetiva e
intelectualmente para mediar o encontro que será consolidado; e 2) incentivo à
criatividade: “se queremos que [os discentes] sejam criativos, eles precisam
experimentar inúmeras novas possibilidades de mostrar sua iniciativa” (MORAN,
2015, p. 17) e, para tanto, o docente precisa procurar métodos criativos,
sensíveis às necessidades diferenciadas dos aprendizes.
Concordo com você Petala!
ResponderExcluirRealmente vemos nas fotos que os participantes estão utilizando a criatividade para elaborar uma solução para o desafio exposto. E assim que eles desenvolveram essa habilidade, e outras, além de fixar melhor esse novo conhecimento.
Mas concordo mais ainda quando você coloca o aspecto dos docentes. E, quando nessa posição, precisamos também ser criativos para expor essas iniciativas e saber adapta-las conforme o grupo evolui ou não para a solução desejada. Esse é um desafio e tanto!
Oi Pétala, adorei sua reflexão e sua foto. O educador que deseja trabalhar com metodologias ativas necessita exercitar a humildade diariamente, pois o trabalho nos bastidores não é visível e tira o professor dos "holofotes". Dividir o protagonismo com os alunos dilui o poder e nem sempre isso é bem digerido. Qdo eu comecei a trabalhar com essas metodologias me sentia meio "sem função", pois até então a concepção de ensino que eu tinha era a de transmissão do conhecimento. Levei algum tempo para entender meu papel, me sentir confortável nele e compreender as exigências do mesmo. Hoje não troco esse papel por nada, pois aprendi muito com cada aluno meu e com cada situação de aprendizagem que vivenciamos. Bj
ResponderExcluirPétala, a sua imagem é ilustrativa do envolvimento, nas metodologias ativas, e quanto um professor pode fazer nas condições, das salas convencionais. Mas a sua imagem também me desperta para a ergonomia na sala de aula, Olhe as posições dos participantes, a sua coluna e a posição dos membros inferiores, ou a situação do exercício no piso? Como adultos também teremos que procurar dar conforto para as atividades que propomos, contudo é certo observamos o método gripal tutorial em sala de aula. E parece-me possível encontra os sete momentos referidos no texto de Neusi Aparecida Navas Berbel: Na foto A apresentação do problema, identificação e esclarecimento de termos do jogo a usar ou seja o
ResponderExcluirenunciado; no B e C a procura das hipóteses explicativas a partir do conhecimento dos envolvidos no grupo assim como a fase quatro do modelo onde há a finalização das resoluções e a foto D onde se compreende que o professor formula dos objetivos de aprendizado e provavelmente chama para a discussão as resoluções encontradas Não se V~e mas espera-se que o docente direcione depois, para o estudo individualizado para depois voltar ao grupo como retorno de rediscussão dos problemas.
Obrigado por me ajudares a refletir sobre a importância do jogo nos adultos e como o podemos sustentar em modelos.
Oi Pétala, eu de novo. Gostei muito do artigo de vcs que estabelece a relação entre a TAS crítica e a PVH.
ResponderExcluirAliás, indico aos cybercolegas a leitura do mesmo: file:///C:/TempWin/39713-162529-1-PB.pdf.
Olá Pétala
ResponderExcluirGostei muito da sua ideia de criar um mosaico de fotos ilustrativas de uma metodologia ativa. A sua reflexão sobre o papel do docente na organização deste tipo de sessões é interessante, pois sem dúvida o êxito delas depende muito, também, da preparação e empenho do professor na sua criação e organização.
Margarida Reis Santos