Planejamento de Atividade Educativa: Metodologia Dialética
Contexto:
Atividade executada na disciplina de Gerenciamento em Enfermagem, do 8º semestre, do curso de Graduação em Enfermagem com duração de 5 anos.
Local: Sala de Aula e Laboratório de Informática.
Tema da Aula: Programa 5S
- Mobilização para o Conhecimento:
- Aquecimento temático perguntando aos alunos se conhecem e/ou se já vivenciaram o uso do programa 5S em suas praticas profissionais.
- Fazer uma breve contextualização e apresentação da atividade que será realizada.
- Apresentação do filme:
- Metodologia 5S - Apresentação https://www.youtube.com/watch?v=23qtfyI8C1Y
- Programa 5S - Vídeo Institucional (QUALITV) https://www.youtube.com/watch?v=ZFW_dSO7pJ8
- Construção do Conhecimento:
- Debate sobre os princípios do programa 5S, seu impacto no trabalho, e a contribuição com sua utilização inclusive no dia-a-dia.
- Propor o Projeto: “Implantando o 5S no local de trabalho”
- Equipe de 2 ou 3 alunos devem pesquisar sobre o Programa 5S, discutir e construir uma História em Quadrinhos (HQ) para ser utilizada na orientação quanto a importância do 5S, e em como deve ser feito.
- Apresentar os aplicativos para confecção da HQ:
- TOONDOO:
- Como criar suas proprias historias em quadrinhos - http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/08/como-criar-suas-proprias-historias-em-quadrinhos-no-toondoo.html
- Tutorial Toondoo - https://m.youtube.com/watch?v=3ZNdzDglRms
- BITSTRIPS:
- Dicas e Tutorial - https://ucasp.files.wordpress.com/2011/11/tutorial-dos-quadrinhos.pdf
- Tutorial - How I Animate Bitstrips - https://m.youtube.com/watch?v=CiRskJ8grZE
- Elaboração da Síntese do Conhecimento:
- A Equipe se apodera dos aplicativos de HQ, no Laboratório de Informática, testando e criando livremente seus personagens e outras histórias. Neste momento há a presença do docente para esclarecer dúvidas sobre o aplicativo.
- HQ deve ser finalizada e apresentada em sala, as demais Equipes.
- Juntos irão eleger a HQ que deverá ser utilizada para a Implantação do Programa 5S.
Autora: Simone Lacava
Olá Simone!
ResponderExcluirGostei do seu planejamento educativo!
A ferramenta 5S auxilia bastante a organização do ambiente de trabalho e a forma como você propõe sua abordagem, certamente despertará nos educandos ações factíveis e com ótima adesão!!
As fases da metodologia dialética estão bem determinadas.
Parabéns!!!
Oi Simone, a atividade planejada contempla os fundamentos essenciais da MD: alunos ativos, professor mediador, construção do conhecimento e inclui com pertinência os recursos digitais. É muito gostoso perceber que vcs já visualizam a integração das TDIC utilizadas no curso na própria prática educativa!!!! Viva!!!! Essa sua proposta tem todos os ingredientes necessários ao sucesso, especialmente pq congrega elementos da TAS, Andragogia e Cibercultura. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!!!! Próxima tarefa: aplicar e depois contar para nós como foi! Bj
ResponderExcluir