Plano educativo – Metodologia Dialética
(ANA BEATRIZ MATEUS PIRES)
Contexto:
A partir de um relato espontâneo entre funcionários da equipe de enfermagem, de
uma unidade de terapia intensiva pediátrica e neonatal, percebeu-se a necessidade
de ser abordado o tema sobre drogas utilizadas durante a ressuscitação cardiopulmonar
(RCP).
Aproveitando
esta temática buscou-se relaciona-la às metas internacionais de segurança do
cuidado ao paciente referente ao uso seguro de medicamentos de alta vigilância.
Público alvo: equipe de enfermagem da
unidade de terapia intensiva e neonatal.
Período: 4h (distribuídas em 2
encontros).
Tema: Uso de drogas durante a RCP,
promoção do cuidado seguro.
Grupos: 5 a 6 participantes
(enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem).
Objetivos:
Recursos: vídeo, pesquisa individual
virtual e infográfico.
1º ENCONTRO – (2h)
MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO
A)
Apresentação do tema (tempo: 20 minutos)
Serão apresentadas
cenas do vídeo “Aprendendo com os erros”
(http://m.youtube.com/watch?v=WhGPfn2MDzY)
que aborda falhas durante a administração de um quimioterápico.
B)
Relação do tema com a prática profissional (tempo:
1h)
Será
solicitado a cada participante que relate brevemente (cerca de 5 minutos/participante)
uma experiência, própria ou vivenciada por alguém, envolvendo o uso de
medicamentos durante a RCP. Destacando os fatores que dificultaram ou facilitaram
a prestação desta assistência.
Durante a
exposição dos relatos um participante será designado a escrever em um quadro o
nome das drogas os principais fatores mencionados, sempre em consenso com o
grupo.
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
C)
Confronto entre os saberes prévios e os
questionamentos (tempo: 20 minutos)
Ao final da
exposição os educandos serão provocados a pesquisarem dados sobre os
medicamentos elencados de acordo com o interesse apresentado (indicações,
efeitos colaterais, posologia, via de administração, cuidados durante a
administração). Além de refletirem sobre medidas de segurança durante a
administração de drogas na RCP, envolvendo sua prática profissional.
*** Serão
indicados sites para pesquisa e entregue a cópia do Protocolo de Segurança na
Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos do Ministério da Saúde (MS).
D)
Relação do saber prévio com a construção do novo
conhecimento (tempo: 20 minutos)
Serão apresentadas a continuação das cenas do vídeo “Aprendendo com os erros” abordando as
medidas de segurança (protocolos, comunicação efetiva, equipe multiprofissional).
2º ENCONTRO – (2h)
ELABORAÇÃO DA SÍNTESE DO CONHECIMENTO
A)
Apresentação dos novos saberes (tempo: 1h)
Os educandos irão expor suas buscas sobre os
questionamentos levantados no primeiro encontro correlacionado com a
experiência relatada. Deverão revelar o que sabem sobre a droga citada e como
as falhas da situação vivenciada poderiam ser evitadas. Nos casos em que houve
fatores facilitadores à administração segura, deverão correlacionar com o que é
preconizado pelo MS (cerca de 10 minutos/participante).
B)
Construção do infográfico reflexivo (tempo: 1h)
Serão determinados os principais tópicos que irão
compor o infográfico reflexivo; que será construído posteriormente, como
produto final do novo saber. Deve conter as medidas de segurança durante a
administração de drogas na RCP indicadas pelo grupo.
Oi Bia, excelente proposta qu congrega vários aspectos da MD, parte da experiência dos aprendizes, coloca-os em um papel ativo na construção do conhecimento. Oferece várias oportunidades para a expressão da síntese do conhecimento. Integra de forma pertinente os recursos digitais vídeo e infográfico e internet para as buscas. Já que sua atividade está voltada para a segurança do paciente sugiro que vc inclua uma breve discussão dos artigos do Código de Ética mais diretamente ligados a segurança do paciente. Precisamos entender que garantir a segurança é nosso dever. Assim qdo vc concretizar essa atividade os profissionais estarão mais preparados para enfrentar a realidade. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!!!! Ponha em prática, please!!!! Bj
ResponderExcluirOlá CYBERCOLEGA,
ResponderExcluirgostei bastante do seu plano educativo pautado na metodologia dialética acerca da segurança do paciente, tema muito pertinente para o momento e principalmente muito relevante a prática profissional da saúde.
bjo
Parabéns!! Como a Denise mencionou! ponha em prática, please!!!!"