terça-feira, 17 de novembro de 2015

Plano educativo – Metodologia Dialética (ANA BEATRIZ MATEUS PIRES)

Plano educativo – Metodologia Dialética (ANA BEATRIZ MATEUS PIRES)

Contexto: A partir de um relato espontâneo entre funcionários da equipe de enfermagem, de uma unidade de terapia intensiva pediátrica e neonatal, percebeu-se a necessidade de ser abordado o tema sobre drogas utilizadas durante a ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
Aproveitando esta temática buscou-se relaciona-la às metas internacionais de segurança do cuidado ao paciente referente ao uso seguro de medicamentos de alta vigilância.

Público alvo: equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva e neonatal.
Período: 4h (distribuídas em 2 encontros).
Tema: Uso de drogas durante a RCP, promoção do cuidado seguro.
Grupos: 5 a 6 participantes (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem).
Objetivos:
Recursos: vídeo, pesquisa individual virtual e infográfico.

1º ENCONTRO – (2h)

MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO

A)     Apresentação do tema (tempo: 20 minutos)
Serão apresentadas cenas do vídeo “Aprendendo com os erros” (http://m.youtube.com/watch?v=WhGPfn2MDzY) que aborda falhas durante a administração de um quimioterápico.

B)      Relação do tema com a prática profissional (tempo: 1h)
Será solicitado a cada participante que relate brevemente (cerca de 5 minutos/participante) uma experiência, própria ou vivenciada por alguém, envolvendo o uso de medicamentos durante a RCP. Destacando os fatores que dificultaram ou facilitaram a prestação desta assistência.
Durante a exposição dos relatos um participante será designado a escrever em um quadro o nome das drogas os principais fatores mencionados, sempre em consenso com o grupo.

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

C)      Confronto entre os saberes prévios e os questionamentos (tempo: 20 minutos)
Ao final da exposição os educandos serão provocados a pesquisarem dados sobre os medicamentos elencados de acordo com o interesse apresentado (indicações, efeitos colaterais, posologia, via de administração, cuidados durante a administração). Além de refletirem sobre medidas de segurança durante a administração de drogas na RCP, envolvendo sua prática profissional.
*** Serão indicados sites para pesquisa e entregue a cópia do Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos do Ministério da Saúde (MS).
D)     Relação do saber prévio com a construção do novo conhecimento (tempo: 20 minutos)
Serão apresentadas a continuação das cenas do vídeo “Aprendendo com os erros” abordando as medidas de segurança (protocolos, comunicação efetiva, equipe multiprofissional).

2º ENCONTRO – (2h)

ELABORAÇÃO DA SÍNTESE DO CONHECIMENTO

A)     Apresentação dos novos saberes (tempo: 1h)
Os educandos irão expor suas buscas sobre os questionamentos levantados no primeiro encontro correlacionado com a experiência relatada. Deverão revelar o que sabem sobre a droga citada e como as falhas da situação vivenciada poderiam ser evitadas. Nos casos em que houve fatores facilitadores à administração segura, deverão correlacionar com o que é preconizado pelo MS (cerca de 10 minutos/participante).

B)      Construção do infográfico reflexivo (tempo: 1h)
Serão determinados os principais tópicos que irão compor o infográfico reflexivo; que será construído posteriormente, como produto final do novo saber. Deve conter as medidas de segurança durante a administração de drogas na RCP indicadas pelo grupo.


2 comentários:

  1. Oi Bia, excelente proposta qu congrega vários aspectos da MD, parte da experiência dos aprendizes, coloca-os em um papel ativo na construção do conhecimento. Oferece várias oportunidades para a expressão da síntese do conhecimento. Integra de forma pertinente os recursos digitais vídeo e infográfico e internet para as buscas. Já que sua atividade está voltada para a segurança do paciente sugiro que vc inclua uma breve discussão dos artigos do Código de Ética mais diretamente ligados a segurança do paciente. Precisamos entender que garantir a segurança é nosso dever. Assim qdo vc concretizar essa atividade os profissionais estarão mais preparados para enfrentar a realidade. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!!!! Ponha em prática, please!!!! Bj

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  2. Olá CYBERCOLEGA,

    gostei bastante do seu plano educativo pautado na metodologia dialética acerca da segurança do paciente, tema muito pertinente para o momento e principalmente muito relevante a prática profissional da saúde.

    bjo
    Parabéns!! Como a Denise mencionou! ponha em prática, please!!!!"

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