segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Cyberdesafio Metodologia Dialética: Pétala Salvador

Módulo: Avaliação e Gestão da Qualidade em Saúde

Aula: Ferramentas de gestão da qualidade (aula introdutória)

Público-alvo: alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar
Carga horária: 4 horas
Recursos tecnológicos: fotografias, infográfico e simulação.

Objetivos:
*Discutir a gestão da qualidade em saúde como modelo gerencial;
*Compreender as ferramentas de gestão da qualidade como estratégias para a promoção da melhoria contínua.

ETAPAS

Mobilização para o conhecimento (1h30)
- Tempestade de ideias: análise de fotografias e notícias sobre falhas na gestão em saúde;
- Perguntas norteadoras: Qual o problema relatado? Em que medida a gestão influenciou nesse problema? Como resolvê-lo?

Construção do conhecimento (1h30)
Exposição dialogada: Ferramentas da Gestão da Qualidade.
O educador deverá relacionar os pontos levantados pelos alunos com o referencial teórico.

Elaboração da síntese do conhecimento (1h)
-Atividade em grupo: retomando a discussão inicial
Pergunta norteadora: Qual ferramenta da gestão da qualidade poderia ser utilizada no caso inicial?
-Elaboração de síntese da discussão do grupo.
- Apresentação das sínteses dos grupos.

Encaminhamentos para o próximo encontro
- Divisão da turma em grupos: cada um ficará responsável por uma ferramenta de gestão da qualidade e deverá: 1) elaborar um infográfico para apresentar de forma teórica a ferramenta; e 2) simular o uso da ferramenta no âmbito da gestão em saúde.


2 comentários:

  1. Superdez Pétala! Também tenho experiência em lecionar para o curso de Tecnologia em Segurança no Trabalho e os estudantes costumam ser bem concretos e exigem mais ações do dia a dia em vez de muito conteúdo. Nosso desafio é tornar a teoria e a prática complementares para eles.
    Adoro um bom "toró" de ideias pedagógico (rs)! As fotografias ajudam bastante a externalizar o que eles pensam e sentem a respeito de um tema, certo? Gostei da distribuição das estratégias de ensino à guisa de Blended learning! Para fechar com chave de ouro, uma volta a Mercúrio: o infográfico como tarefa de casa é incrível! Pretendo usar mais o potencial deles em minhas aulas também! Beijos confiantes e sucesso para nós!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pétala, a tempestade de ideias é uma estratégia muito rica não só para levantar o conhecimento prévio, mas também trazer os sentimentos dos aprendizes em relação ao tema. Na sua proposta os alunos tem um papel mais ativo na construção do conhecimento no momento da mobilização e da expressão da síntese do conhecimento e dividem o protagonismo com o facilitador na exposição dialogada, ou seja, contempla os principais postulados da metodologia dialética. Trabalha ainda com problemas advindos da realidade problematizando a mesma. Gostei da ideia da continuidade tanto da atividade qto do uso das TDIC na construção do infográfico. Cyberdesafio brilhantemente cumprido!!!! Bj

    ResponderExcluir