Treinamento Princípios de Liderança
Público-alvo: Enfermeiros que atuam como liderança informal
nas áreas de assistência
Período: 4 horas
Número
de participantes: Turma de 30 enfermeiros que
atuam como líderes informais
Objetivo: Discussão temas de liderança,
visando o envolvimento dos profissionais da assistência, desenvolvendo
competências específicas necessárias à sua prática diária. A ênfase será nas
interações e estilos de lideranças na condução das equipes.
Recursos
utilizados: Livro, vídeo, exposição
dialogada, núvem de palavras e dinâmicas de grupo.
Mobilização
para o conhecimento:
Duração: 1 hora
Atididade da primeira meia hora
Tema
do Vídeo: “Liderança
em 30 segundos”
1º
passo
Gravar
um vídeo ou áudio, com duração de até 30 segundos, utilizando o seu
próprio celular. Durante esses 30 segundos você deverá responder à duas
perguntas:
·
O que é ser líder para você?
·
Pensando em um líder que te inspire, quais as características,
mais marcantes para você? Não é necessário citar nomes, apenas características,
exemplos.
2º
passo
Enviar o
vídeo pelo serviço de mensagens Whats app ao instrutor.
Esta
atividade será utilizada para iniciar na turma uma discussão sobre o tema
liderança. A turma será disposta em círculo e inicialmente o instrutor mostrará
alguns dos conceitos abordados nos videos, abrindo a discussão com opiniões dos
participantes. Será uma espécie de prévia onde o conceito já trazido pelos
alunos, será acrescido de informações que o instrutor trará a turma, mostrando
a importância do tema e as questões que serão tratadas a seguir.
Explicar
que este é o primeiro passo para exercer a liderança, ou seja, ouvir as pessoas
que estão ao seu lado. O que gostam de fazer, conhecer suas alegrias,
frustrações e, que esta atividade deve ser feita no dia-a-dia, por menor que
seja o tempo dedicado, precisa ser feito de alguma forma.
Construção
do conhecimento
Duração: 2 horas e 30 minutos
Propor
uma dinâmica dividindo 6 grupos de 5 pessoas. Deixar uma folha de flipchart na
mesa e pedir para que discutam os principais pontos da leitura, acrescentando
suas percepções. Depois escolher um componente de cada mesa e pedir que troquem
de mesa para que possam contribuir com ideias de diferentes nos grupos que
atuarem. Elaborar os conceitos para serem discutidos ao final da dinâmica. Ao
término da primeira meia hora, pedir que cada grupo traga seus conceitos. O
instrutor neste momento deve conduzir a turma e incrementar com conceitos e
reflexões novas, fazendo com que troquem informações, conceitos e exemplos
entre eles. Ao final da segunda meia hora pedir para que elaborem uma núvem de
palavras com todos os conceitos trabalhados e enviem ao instrutor por email
para fixarem o conteúdo aprendido.
Atididade da segunda hora e meia
Nos
primeiros 30 minutos, trabalhar conceitos sobre feedback entre os
participantes. Explicando as diferenças entre os tipos de feedback (positivo,
corretivo, negativo e ausente), explicando que só os dois primeiros são
saudáveis para o desenvolvimento das pessoas e os dois últimos não devem
acontecer de forma alguma pois não agregam para o desenvolvimento, deixam as
pessoas desmotivadas e isso não é bom. Trazer exemplos do dia a dia das
pessoas, pedir aos participantes que tragam exemplos para serem trabalhados. Após
a exposição, na próxima hora, propor a divisão, novamente, em grupos de 5
pessoas para realizarem um jogo de cartas. Nestes jogo, cada mesa possui 10
cartas e cada carta fala sobre um estilo de feedback e faz uma pergunta ao
participantes onde ele deve responder e compartilhar com o grupo. O grupo
também precisa colocar seu ponto de vista acerca da questão abordada na carta.
A dinâmica busca a participação de todos os integrantes com suas opiniões,
sugestões e dúvidas. O instrutor deve apenas acompanhar e tirar as dúvidas que
forem surgindo. Deixar meia hora para esta atividade.
Na
segunda hora, nos primeiros 30 minutos, mostrar vídeos de feedback positivo,
corretivo e negativo, mostrando como se deve ou não fazer o feedback, levando
os participantes a refletirem que precisam dedicar tempo para esta atividade,
cuidado para elaboração, que precisa ocorrer em local e tempo adequado e que
não deve se basear em suposições e sim dados concretos e situações que de fato
aconteceram. Buscar a assertividade para falar, o tom de voz correto, postura
correta. Lembrar que os participantes devem participar com sugestões, dicas,
exemplos, para construírem o raciocínio junto e poderem anotar os conceitos que
acharem válidos. Após a atividade do vídeo, deixar os 30 minutos restantes para
responderem uma ferramenta que os ajudem a identificar a maneira como o
participante realiza seus feedbacks positivos e/ou corretivos (questionário sobre
feedback desenvolvido por Richard L. Willians, com 30 afirmações). O instrutor
deve tirar as dúvidas e fornecer coach de acordo com os resultados obtidos com
a ajuda ferramenta.
Síntese
do conhecimento:
Duração: 15 minutos
· Pedir que,
em um único verbo de ação, os participantes descrevam a experiência do
treinamento para eles.
Duração: 15 minutos
Aos
participantes, solicitar que preencham a avaliação de reação com notas e
sugestões do que acharam do treinamento.
Oi Elaina, sua proposta contempla os elementos mais importantes da MD ao colocar os aprendizes para construir seu conhecimento auxiliados pela mediação do educador. É uma atividade bem dinâmica e traz o uso de recursos tecnológicos atuais como celular e o WhatsApp. Gravar e ouvir sua própria gravação pode tornar os participantes mais conscientes de suas crenças e ouvir as gravações dos colegas pode ajudá-los a despertar para aspectos novos em relação a liderança. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!! Agora é aplicar, aplicar e aplicar. Bj
ResponderExcluirOlá Denise, obrigada pelo feedback. A aplicação já está em andamento e o resultado tem sido muito bom! Além da utilização das mídias e da gravação, eles gostaram muito da núvem de palavras e do infográfico. Tudo isso ajuda a enriquecer nossos treinamentos e, até o público mais crítico de médico nos deu um bom feedback com relação a utilização dessas dinâmicas, tecnologias e do treinamento como um todo. Gostaria de agradecer a atenção de vocês em aperfeiçoarem nossas técnicas de sala de aula. É muito bom poder aplicar na prática e ver os resultados positivos.
ResponderExcluirGrande abraço.
Elaina
Uau, que bacana esse seu feedback!!!! Essa é nossa maior recompensa e o combustível que nos anima a promover novas edições do curso. Super obrigado!!! Bj
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