segunda-feira, 16 de novembro de 2015

METODOLOGIA DIALÉTICA – ELAINA DE OLIVEIRA FURTADO ABRITA


Treinamento Princípios de Liderança


Público-alvo: Enfermeiros que atuam como liderança informal nas áreas de assistência

Período: 4 horas

Número de participantes: Turma de 30 enfermeiros que atuam como líderes informais

Objetivo: Discussão temas de liderança, visando o envolvimento dos profissionais da assistência, desenvolvendo competências específicas necessárias à sua prática diária. A ênfase será nas interações e estilos de lideranças na condução das equipes.
Recursos utilizados: Livro, vídeo, exposição dialogada, núvem de palavras e dinâmicas de grupo.

Mobilização para o conhecimento:

Duração:  1 hora

Atididade da primeira meia hora

Tema do Vídeo:  “Liderança em 30 segundos”

1º passo

Gravar um vídeo ou áudio, com duração de até 30 segundos, utilizando o seu próprio celular. Durante esses 30 segundos você deverá responder à duas perguntas:

·        O que é ser líder para você?

·        Pensando em um líder que te inspire, quais as características, mais marcantes para você? Não é necessário citar nomes, apenas características, exemplos.


2º passo

Enviar o vídeo pelo serviço de mensagens Whats app ao instrutor.

Esta atividade será utilizada para iniciar na turma uma discussão sobre o tema liderança. A turma será disposta em círculo e inicialmente o instrutor mostrará alguns dos conceitos abordados nos videos, abrindo a discussão com opiniões dos participantes. Será uma espécie de prévia onde o conceito já trazido pelos alunos, será acrescido de informações que o instrutor trará a turma, mostrando a importância do tema e as questões que serão tratadas a seguir.

 Atididade da segunda meia hora

 Pedir aos participantes que se dividam em grupos de 3 a 4 pessoas. O objetivo é que eles contem 3 verdades e 1 mentira sobre si aos outros participantes do grupo. Ao final, os integrantes do grupo deverão adivinhae a mentira contada por cada componente. Quando concluirem, o instrutor voltará com o círculo com todos os 30 participantes. Neste momento o instrutor pergunta como foi a dinâmica e, após os relatos, deve pedir aos participantes que reflitam sobre a liderança e façam a analogia a esta atividade. O objetivo é tirar as pessoas da cadeira, se movimentarem a fim de conhecerem aqueles que trabalham com eles.

Explicar que este é o primeiro passo para exercer a liderança, ou seja, ouvir as pessoas que estão ao seu lado. O que gostam de fazer, conhecer suas alegrias, frustrações e, que esta atividade deve ser feita no dia-a-dia, por menor que seja o tempo dedicado, precisa ser feito de alguma forma.

Construção do conhecimento

Duração: 2 horas e 30 minutos

 Atididade da primeira hora

 Pedir aos participantes que leiam o capítulo 10 (Trabalhando de forma multidisciplinar: liderando e influenciando uma equipe, uma força-tarefa ou um comitê) do livro sobre liderança: Influência sem autoridade dos autores Allan R. Cohen e David L. Bradford. Fala sobre o desafio de conseguir o comprometimento dos integrantes do grupo, as moedas de troca, os estilos de se liderar etc.

Propor uma dinâmica dividindo 6 grupos de 5 pessoas. Deixar uma folha de flipchart na mesa e pedir para que discutam os principais pontos da leitura, acrescentando suas percepções. Depois escolher um componente de cada mesa e pedir que troquem de mesa para que possam contribuir com ideias de diferentes nos grupos que atuarem. Elaborar os conceitos para serem discutidos ao final da dinâmica. Ao término da primeira meia hora, pedir que cada grupo traga seus conceitos. O instrutor neste momento deve conduzir a turma e incrementar com conceitos e reflexões novas, fazendo com que troquem informações, conceitos e exemplos entre eles. Ao final da segunda meia hora pedir para que elaborem uma núvem de palavras com todos os conceitos trabalhados e enviem ao instrutor por email para fixarem o conteúdo aprendido.

Atididade da segunda hora e meia

Nos primeiros 30 minutos, trabalhar conceitos sobre feedback entre os participantes. Explicando as diferenças entre os tipos de feedback (positivo, corretivo, negativo e ausente), explicando que só os dois primeiros são saudáveis para o desenvolvimento das pessoas e os dois últimos não devem acontecer de forma alguma pois não agregam para o desenvolvimento, deixam as pessoas desmotivadas e isso não é bom. Trazer exemplos do dia a dia das pessoas, pedir aos participantes que tragam exemplos para serem trabalhados. Após a exposição, na próxima hora, propor a divisão, novamente, em grupos de 5 pessoas para realizarem um jogo de cartas. Nestes jogo, cada mesa possui 10 cartas e cada carta fala sobre um estilo de feedback e faz uma pergunta ao participantes onde ele deve responder e compartilhar com o grupo. O grupo também precisa colocar seu ponto de vista acerca da questão abordada na carta. A dinâmica busca a participação de todos os integrantes com suas opiniões, sugestões e dúvidas. O instrutor deve apenas acompanhar e tirar as dúvidas que forem surgindo. Deixar meia hora para esta atividade.

Na segunda hora, nos primeiros 30 minutos, mostrar vídeos de feedback positivo, corretivo e negativo, mostrando como se deve ou não fazer o feedback, levando os participantes a refletirem que precisam dedicar tempo para esta atividade, cuidado para elaboração, que precisa ocorrer em local e tempo adequado e que não deve se basear em suposições e sim dados concretos e situações que de fato aconteceram. Buscar a assertividade para falar, o tom de voz correto, postura correta. Lembrar que os participantes devem participar com sugestões, dicas, exemplos, para construírem o raciocínio junto e poderem anotar os conceitos que acharem válidos. Após a atividade do vídeo, deixar os 30 minutos restantes para responderem uma ferramenta que os ajudem a identificar a maneira como o participante realiza seus feedbacks positivos e/ou corretivos (questionário sobre feedback desenvolvido por Richard L. Willians, com 30 afirmações). O instrutor deve tirar as dúvidas e fornecer coach de acordo com os resultados obtidos com a ajuda ferramenta.

Síntese do conhecimento:

Duração: 15 minutos

 O instrutor novamente disponibilizará o grupo em círculo e fará o debriefing de todas as atividades desenvolvidas.

 ·       Pedirá que descrevam o que aprenderam com as atividades e o que estão dispostos a pararem de fazer errado ou começarem a fazer corretamente com suas equipes;

·   Pedir que, em um único verbo de ação, os participantes descrevam a experiência do treinamento para eles.

 Avaliação

Duração:  15 minutos

Aos participantes, solicitar que preencham a avaliação de reação com notas e sugestões do que acharam do treinamento.

3 comentários:

  1. Oi Elaina, sua proposta contempla os elementos mais importantes da MD ao colocar os aprendizes para construir seu conhecimento auxiliados pela mediação do educador. É uma atividade bem dinâmica e traz o uso de recursos tecnológicos atuais como celular e o WhatsApp. Gravar e ouvir sua própria gravação pode tornar os participantes mais conscientes de suas crenças e ouvir as gravações dos colegas pode ajudá-los a despertar para aspectos novos em relação a liderança. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!! Agora é aplicar, aplicar e aplicar. Bj

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  2. Olá Denise, obrigada pelo feedback. A aplicação já está em andamento e o resultado tem sido muito bom! Além da utilização das mídias e da gravação, eles gostaram muito da núvem de palavras e do infográfico. Tudo isso ajuda a enriquecer nossos treinamentos e, até o público mais crítico de médico nos deu um bom feedback com relação a utilização dessas dinâmicas, tecnologias e do treinamento como um todo. Gostaria de agradecer a atenção de vocês em aperfeiçoarem nossas técnicas de sala de aula. É muito bom poder aplicar na prática e ver os resultados positivos.

    Grande abraço.

    Elaina

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  3. Uau, que bacana esse seu feedback!!!! Essa é nossa maior recompensa e o combustível que nos anima a promover novas edições do curso. Super obrigado!!! Bj

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