sábado, 14 de novembro de 2015

Metodologia dialética- Vanessa Poveda


Oficina de sensibilização de jovens para alimentação saudável

Público alvo: crianças entre 10 e 13 anos
Período: 4 horas
Número de participantes: 12 crianças
Objetivo: que ao final da Oficina as crianças sejam capazes de reconhecerem alimentos e preparações de alimentos mais saudáveis.

Procedimentos:

Mobilização para o conhecimento:
Duração:  1 hora
Aproximação ao tema
As crianças serão divididas por bancadas em grupos de três.
Inicialmente, será solicitado que montem um prato de almoço com os itens que gostam de consumir.
Na sequência, serão convidadas a reconhecerem entre aqueles alimentos os que consideram saudáveis ou não, e, expliquem porquê.

- A partir daí o facilitador fará uma breve explanação a respeito da pirâmide alimentar demonstrando onde estão os alimentos selecionados e quais deles seriam considerados saudáveis ou não.


Construção do conhecimento
Duração: 1h30
Nesta etapa os alunos serão encaminhados a sala de computadores e jogarão um “videogame de alimentação saudável”, onde  precisam ajudar a personagem Ana em um dia:
Primeira fase: ajudar Ana a escolher produtos em um supermercado  para montar uma refeição, os jogadores só passam de fase depois de acertarem as escolhas, a cada escolha certa aparece uma breve explicação sobre as propriedades nutricionais do alimento, a cada escolha errada também será oferecida uma explicação dos malefícios causados pelo alimento.
Segunda fase: ajudar Ana na escolha das melhores combinações para montar a refeição. Para cada alimento escolhido será listado uma série de formas de preparo, vence a etapa o jogador que escolher as preparações que preservam melhor os nutrientes.  Vence o jogo quando a melhor escolha de preparo da  refeição for decidida.


Síntese do conhecimento:
Duração: 1h30
O facilitar solicitará que os alunos expliquem o que escolheram para Ana e quais motivos os levaram as escolhas e se gostariam de ser convidados para o almoço que montaram. Pedir que comentem a produção dos colegas.
O facilitador esclarecerá pontos que possam haver dúvidas ou discordâncias entre os participantes.

Avaliação:  os participantes serão convidados a de fato escolherem os alimentos para o seu almoço de um cardápio previamente organizado e as escolhas realizadas serão servidas na sequência. 

5 comentários:

  1. Oi Vanessa,

    Parabéns pelo seu planejamento da atividade educativa.
    Ficou bem nitido a sua intenção de construir o conhecimento pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo que o cerca. E o jogo é uma ferramenta que consegue envolver a criança de um modo efetivo e assim facilitar o alcance do objetivo desejado.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa,
    Gostei muito da sua oficina. Sua proposta tem elementos de gamificação que, certamente, provocarão mobilização nas crianças, aliando diversão e construção do conhecimento.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Também adorei sua oficina Vanessa e fiquei com a mesma dúvida...já aplicou? Imaginei que devae ser muito significativa...posso roubar a ideia?!?! Kkk

    ResponderExcluir
  4. Também adorei sua oficina Vanessa e fiquei com a mesma dúvida...já aplicou? Imaginei que devae ser muito significativa...posso roubar a ideia?!?! Kkk

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa, a atividade proposta como as meninas comentaram traz a essência da MD: aprendizes ativos, construção do conhecimento, educador mediador e realidade como ponto de partida. Os recursos digitais incluídos são pertinentes a proposta. Olhando para seu trabalho eu percebo que ele com algumas pequenas adequações pode ser utilizado para públicos de qualquer faixa etária. Penso que ajudaria muita gente. Tenho a mesma curiosidade da Michelli, vc já aplicou? Se a resposta for não vale super a pena aplicar!!! Bj

    ResponderExcluir