Cyber
colegas meu desafio com Metodologia Dialética é o papel do professor enquanto educador
baseado na cena 4 do filme Ratatouil, onde o novato tenta fazer o que aprende com a orientadora e conta com
apoio de uma equipe exceto um, o chefe
no papel de vilão, neste caso o papel do avaliador.
Tema: As dificuldades com associação da teoria nos estágios –
apresentação do Estudo de Caso.
Público: Aprimorandas
de Enfermagem, orientador e avaliador.
Duração da
Atividade: 04 hs
Recurso: multimídia e exposição formal, oral, laboratório de simulação realística.
Apoio: professor fornecendo roteiro de estudo de caso, prontuário eletrônico,
material para simulação realística, template de apresentação, apoio na utilização
de multimídia.
Objetivo: Fornecer material para estimular e aceitar o papel ativo do estudante,
sendo ele ativo e responsável para enfrentar suas dúvidas e adquirir
conhecimento para seu crescimento.
Que as aprimorandas percebam suas dificuldades e os temas que merecem
atenção, escolhendo cada uma seu tema na área que está atuando , podem contar
com apoio de orientador durante o preparo
do estudo de caso e orientação na escolha de recurso para sua
apresentação..
Mobilização para o conhecimento
Atividade 1:
Utilizar o roteiro e o prontuário
eletrônico para construção do estudo de
caso ( história, exames, imagens, acesso a internet, site de imagens do google) .
Duração: 1
hora e 30 minutos.
Construção do conhecimento
Atividade 2: preparo da apresentação : montagem
e escolha do recurso de exposição.
Duração: 1
hora e 30 minutos
Duração: 1
hora 30 minutos.
Recurso: digital ( aula com textos , fotos e exposição oral: formal, representação e
simulação realística)
Elaboração da síntese
Atividade 4: Apresentação da avaliação dos estudos de caso para todo o grupo com
sugestões para melhoria; entrega de notas da apresentação
Duração: 1
hora
Sandra, achei seu plano de aula bárbaro!!
ResponderExcluirO tema é muito relevante pois realmente os alunos têm dificuldade de associar a teoria com a pratica em estágios, principalmente por muitos estágios acabarem por ficar somente no "burocrático" não dando oportunidades para a prática da enfermagem.
Achei muito bacana a ideia do prontuário eletrônico para formar o estudo de caso, uma vez que também acabará por despertar um pouco mais o olhar critico do aluno na SAE e na importância da mesma ser bem elaborada.
Grande abraço,
Virginia
Oi Sandra, a proposta tem grande potencial para levar a construção do conhecimento, os aprendizes atuarem como protagonistas de sua aprendizagem e o educador atuar como mediador. Os recursos digitais estão pertinentes a proposta elaborada. Como sugestão vc poderia na mobilização utilizar o trecho do Ratatouille e problematizar com eles as hipóteses para o fato do Linguini não dar conta de cozinhar. Talvez daí eles mesmos cheguem a conclusão que é preciso por o conhecimento em ação para melhor desempenho na prática. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!!!! #partiuNetuno, te vejo lá! Bj
ResponderExcluir