sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Metodologias Ativas por Maria Inês Portero

Retratei uma atividade prática que aconteceu no laboratório de enfermagem da escola com um grupo de alunos do curso técnico de enfermagem.
A aula pratica é muito mais do que a simples execução de uma técnica, ela envolve o aluno, favorece a construção do conhecimento em grupo, estimula, abre caminho para a interdisciplinaridade e possibilita a oportunidade  de significar o aprender. Os alunos tiram dúvidas, repetem várias vezes o mesmo procedimento, contextualizam, fazem sugestões e tornam-se críticos e reflexivos.
O docente por sua vez, tem uma grande participação neste processo, atuando como orientador e facilitador, significando o ensino.

A pratica educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade cientifica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da permanência do hoje. 
Paulo Freire


Agradeço a participação dos alunos e das docentes: Bernardete Fontenele, Maria Claudia Macedo e Eleana Vieira.


2 comentários:

  1. Parabéns Maria Inês, realmente o ensino prático aproxima o estudante do cenário profissional futuro, apresenta problemas reais para serem resolvidos mobilizando conhecimentos prévios e facilitando a aquisição de habilidades psicomotoras a serem aprendidas durante a atividade prática. Abs. Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Inês, ótimas colocações. Esse novo papel do professor é o diferencial, organizar situações de aprendizagem exige muito mais que elaborar aulas expositivas. Não desmerecendo as aulas expositivas e o ensino tradicional, pois somos a maioria educados por meio dela. Mas o momento atual, com este monte de informação disponível, exige uma nova forma de encaminhar o processo ensino aprendizagem e o aprender fazendo é realmente muito significativo.

    ResponderExcluir