Retratei uma atividade prática que aconteceu no laboratório
de enfermagem da escola com um grupo de alunos do curso técnico de enfermagem.
A aula pratica é muito mais do que a simples execução de uma
técnica, ela envolve o aluno, favorece a construção do conhecimento em grupo,
estimula, abre caminho para a interdisciplinaridade
e possibilita a oportunidade de significar o aprender. Os alunos tiram dúvidas,
repetem várias vezes o mesmo procedimento, contextualizam, fazem sugestões e
tornam-se críticos e reflexivos.
O docente por sua vez, tem uma grande participação neste
processo, atuando como orientador e facilitador, significando o ensino.
A pratica educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade
cientifica, domínio técnico a serviço da mudança ou, lamentavelmente, da
permanência do hoje.
Paulo Freire
Agradeço a participação dos alunos e das docentes:
Bernardete Fontenele, Maria Claudia Macedo e Eleana Vieira.
Parabéns Maria Inês, realmente o ensino prático aproxima o estudante do cenário profissional futuro, apresenta problemas reais para serem resolvidos mobilizando conhecimentos prévios e facilitando a aquisição de habilidades psicomotoras a serem aprendidas durante a atividade prática. Abs. Lúcia.
ResponderExcluirOlá Maria Inês, ótimas colocações. Esse novo papel do professor é o diferencial, organizar situações de aprendizagem exige muito mais que elaborar aulas expositivas. Não desmerecendo as aulas expositivas e o ensino tradicional, pois somos a maioria educados por meio dela. Mas o momento atual, com este monte de informação disponível, exige uma nova forma de encaminhar o processo ensino aprendizagem e o aprender fazendo é realmente muito significativo.
ResponderExcluir