Gostei muito de realizar esse desafio.
Segue a minha justificativa:
A foto abaixo representa um tipo
de metodologia ativa que gosto muito de utilizar com meus alunos, que é p
ensino baseado na problematização. Para isso, utilizo muito os laboratórios de
simulação da universidade (eles ainda estão em formação). Como diz no texto de Morán, uma metodologia pode
ser considerada ativa quando o ensino-aprendizado se dá a partir de problemas e
situações, sendo estes os mesmos que os alunos vivenciarão depois na vida
profissional. Nos laboratórios, sempre apresento um caso clinico (muitos deles
reais) e os alunos precisam pensar e realizar atividades como se fosse à vida
real de um profissional e com isso, enfrentar esse desafio combinando tempos
individuais e em conjunto com seus colegas (o que também pode caracterizar a
metodologia ativa). E ao termino fazemos uma discussão e reflexão acerca do que
foi realizado compartilhado.
OL[a Priscilla, muito bom o desafio apresentado e o trabalho que vcs desenvolvem nos laboratorios da universidade.Este tipo de metodologia com certeza traz situacoes que os alunos vivenciarao na vida profissional e a discussao dos casos ricos para o conhecimento.
ResponderExcluirAbcs,
Olá Priscilla, as situações que trazem a prática são bastante estimuladoras. Os aprendizes se envolvem mais sabendo que estão realizando ações que realmente podem acontecer com eles depois de formados. É também muito mais significativo.
ResponderExcluir