sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Olá Cybercolegas.
Esta sou eu, aprendendo ativamente com o primeiro mapa mental que fiz. Posto esta imagem porque aprendizagem significativa e metodologias ativas permeiam toda nossa trajetória aqui.
Vinte dias atrás iniciei um novo EAD, sobre Problem Based Learning, cada semana um cyberdesafio e um problema. O resultado? Aprendo novas habilidades, venço dificuldades, amplio horizontes e relações no ciberespaço.
Utilizei nos trabalhos em grupo de PBL ferramentas digitais aprendidas aqui como infográficos e nuvem de palavras. Aí tentei um mapa mental.
Aprendizagem significativa ocorre quando estudantes são engajados na solução de problemas do mundo real; quando conhecimentos prévios são ativados como fundamento para novos conhecimentos que, incorporados, remodelam a estrutura cognitiva do aprendiz*. 
Das inúmeras características identificadas em Sebastião Salgado, destaco a procura por desafios e a empatia. Estou muito feliz por decidir aceitar o desafio de aprender ativamente conhecimentos que me transformarão em uma professora melhor para meus alunos. 
*Referência: Moreira, MA. Teorias de Aprendizagem: a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel; cap. 11. P.159-173. 2ª. Ed. ampl. São Paulo: EPU, 2014.

Segue o link do Mapa Mental sobre PBL que vocês veem na foto: 
https://coggle.it/diagram/ViviZxYOfzod5Byy  

3 comentários:

  1. Olá Lucia, gostei da sua postagem. Muitas instituições que trabalham com metodologias ativas e partem do princípio que é necessário formar cidadãos críticos-reflexivos usam uma ferramenta chamada portfólio, que além de outras possibilidades/potencialidades, contribui para a estimulação da reflexão. E é exatamente o que você faz aqui: uma reflexão do seu desenvolvimento e de como tem experimentado o uso de novas tecnologias, e como tem se dedicado ao seu aprimoramento. A reflexão é importantíssima para a prática do professor. Olhar para si e perceber seu papel, suas dificuldades é um alto nível de reflexão. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eu novamente: quando digo professor,me refiro a todo educador e toda e qualquer ação educativa! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Lúcia! Gostei muito da sua postagem porque sinto que nossos cyberdesafios aplicam a metodologia ativa! Sinto que somos semanalmente desafiados a conhecer novas tecnologias e saberes e sem precisarmos estar sentados em uma sala de aula! Muito bom!

    ResponderExcluir