segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Paula Stelczyk - Cyberdesafio 5ª Aula

Nesse feriado chuvoso foi à mostra “ComCiência” da artista australiana Patrícia Piccinini, que mistura o tema de mutações genéticas com a arte (assuntos que me motivam (motivação é um dos aliados da metodologia ativa)). Ao me deparar com as obras, percebi que podemos utilizá-las para trabalhar com essa metodologia. Isso porque, “as metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas” (MORÁN, 2015). A obra e sua descrição me fizeram ter muitas reflexões e buscar novos conhecimentos, utilizando a tecnologia a favor (além de me basear no que vivi para buscar novas informação). Outra característica dessa metodologia, é a de ter alunos proativos, criativos, que caminhem sozinhos e depois desenvolvam seus conhecimentos em grupo. Espero ter conseguido transmitir essas informações, e também ter deixado a vontade em vocês de pesquisar sobre o tema em questão.


Nota: Essas fotos foram tiradas em 02/11/2015 às 14h26, durante a amostra 'ComCiência' que está em exposição no Centro Cultural do Banco do Brasil, onde é autorizado tirar fotografias. A montagem foi realizada utilizando PowerPoint.

3 comentários:

  1. Paula, que interessante!!!! Quando vi a foto, confesso, não tive boa impressão, pensei: meu Deus o que essa artista quer passar com tudo isso??? Mas quando li o texto me surpreendi. Só então fui perceber que as características eram de um morcego e amei refletir sobre o assunto!!!! Parei pra refletir sobre muitas coisas: como será nosso futuro e como sobreviveremos a um planeta em transformação; o lado bom e o lado ruim de cada coisa inventada pelo homem; enfim viajei!!!
    Ótima fundamentação!

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  2. Oi Paula, essa foto pode funcionar como um excelente disparador cognitivo para iniciar estudos na área de bioética e ética!!!! Não só a foto, mas até o próprio nome da exposição incita à reflexão!
    Vc refletiu e nos fez refletir. Despertar os sujeitos do processo educativo para a reflexão, para desenvolver diferentes olhares sobre a realidade é um dos objetivos centrais nas metodologias ativas, pois na correria da vida "ver sem enxergar" é um fato corriqueiro!
    Como seria seu olhar para a exposição se vc não estivesse pensando no cyberdesafio? Vc já pensou nisso? Bj

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  3. Olá Paula,

    bati o olho e me intriguei com a foto, achei muito interessante, e me lembrei de uma propaganda do metrô (de uma instituição de ensino) que compara o DNA de várias coisas, como arroz por exemplo, com o DNA do ser humano, e me lembrei dessa criança do foto, porque dizem que o porco se assemelha muito com os humanos, que suas estruturas genéticas mostram muitas similaridades, inclusive sofremos das mesmas doenças. Fiquei pensando como as metodologias ativas podem provocar novos avanços científicos-tecnológicos, ao simplesmente derrubar as barreiras "naturalizadas" do tipo composições de estudantes de áreas diferentes, uma ação baseada num problema para intervir na realidade, fiquei pensando na possibilidade de aspirantes a médicos-veterinários, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, aprendendo novos tratamentos para infarto...já que essa doença acomete humanos e suínos. Parece que viajei, não? Mas a metodologia ativa pra mim é isso, diminuir todas as barreiras já impostas como, essa, aprender com outros estudantes, de outras áreas, a partir de um problema concreto da realidade.
    Abraços

    Geisa

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