sábado, 14 de novembro de 2015

Teoria Dialética - Priscilla Broca

O tema a ser planejado para esse cyberdesafio emergiu a partir de uma conversa com uma aluna que faz residência em Saúde da Família. Essa aluna comentou que na Clinica da Família que ela atua como residente, os casos de adolescentes grávidas vem aumentando; mesmo com as orientações dadas durante a consulta de enfermagem.
Pensando sobre isso, resolvi adotar esse tema para planejar uma atividade educativa baseada na teoria dialética para a construção de conhecimento, com o intuito de poderem compartilhar sobre o assunto.
Oficina:  #gravideznaadolescencia

·         Para Mobilização:
·         Duração de 1h
Dispor as cadeiras em circulo de frente para a tela branca. Neste momento inicial, para que eles elaborem as primeiras representações mentais, apresento algumas cenas de filmes que tem como tema a gravidez na adolescência, de modo que eles possam identificar e conhecer o que é ter um filho, quais as mudanças que um filho pode trazer para a rotina dos pais, o impacto na vida econômica dos pais e outros.

·         Para a Construção:
·         Duração de 2h
Após a sessão fílmica, foi distribuído folders, imagens, textos, trechos de depoimentos de adolescentes grávidas e de pais adolescentes e fotos.  Depois das leituras e identificação das imagens, fizemos uma reflexão sobre o que viram. E para terminar essa fase, eles foram dividimos em duplas e foi entregue uma boneca para cada uma e pedi que problematizassem as ideias trazidas e aquelas que emergiram a partir das cenas dos filmes e dos materiais distribuídos.  Desse modo, essas atividades tiveram o intuito de levá-los a penetrar no objeto, compreendê-lo em suas relações internas e externas e captar a sua essência.

·         Para a elaboração da síntese:
·         Duração de 1h

Para concluir apresentei a eles a nuvem de palavras. E pedi que dissessem algumas palavras que lhe levaram a refletir sobre o tema conversado para que juntos formássemos a nuvem de palavras e com isso reforçar o aprendizado, fazer uma avaliação e identificar expectativas para um novo encontro.  

3 comentários:

  1. Gostei muito da sua atividade. Bem interativa, com os conceitos da metodologia dialética.

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila! Gostei da forma como você dividiu a sua oficina!
    Acredito que desta maneira muitas adolescentes passem a refletir melhor sobre o que é ter um filho. E como a Jaqueline comentou, segue bem os passos da metodologia dialética que estamos discutindo agora, com uma boa introdução do tema, discussão para construção do conhecimento, e fechamento final com o que foi aprendido.
    Acho que essa sensibilização é que era o objetivo da oficina certo? Mas posso só dar uma sugestão? Eu deixaria no final um convite para as adolescentes participarem de uma outra oficina, onde seriam abordados os métodos contraceptivos. Se você colocar essa oficina em prática, ou a sua aluna, acredito que seja importante deixar claro como evitar a gravidez!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscilla, eu estou com cara de boba de tão feliz em ver vcs colaborando por meio dos comentários!!!! Faço meus os comentários das meninas. Sua proposta está alinhada a MD, os adolescentes são protagonistas da ação, vc atua como mediadora nessa construção coletiva do conhecimento. Os recursos digitais pertinentes à proposta. Adorei a sugestão da Sílvia. Pense nela com carinho qdo for colocar em prática. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado! Netuno nos aguarda! Bj

    ResponderExcluir