quinta-feira, 10 de dezembro de 2015


1º CYBERDESAFIO AULA 7
METODOLOGIA DIALÉTICA - ANÁLISE DAS CENAS DO FILME

Aluna: Barbara Barbosa

Observe os personagens e tente identificar:
Qual o seu papel predominante, educador ou aprendiz?

Anton Ego – Papel do educador tradicional. Este, não acredita que o conhecimento e aplicação/ execução esteja ao alcançe de todos. Visão pessimista, controladora e prepotende. O interessante, é mostrar humildade no final de todo o processo, dizendo até que o novo deve ser incentivado. A lição que tirei foi: “Pequenas coisas podem despertar o melhor das pessoas”.

Skinner – Distante da equipe, tom de voz intimidador, postura autoritária. Não permite chance aos novos. Não se mostra disposto a ser um facilitador. Em relação ao Linguini, tenta expor o negativo do profissional, mostrar que ele não consegue. E não fica feliz com sua vitória. Na contra partida da dialética, não quer algúem ativo, autônomo e pensante.

Linguini – No primeiro momento intimidado, inseguro e desconfortável com o ambiente. Acredito que por conta da postura do chef, não consiga expor seus verdadeiros objetivos. Por conta disso, tenta sozinho “melhorar” a receita e por pouco, tudo não vira um grande desastre.
Aceita ajuda do inesperado, (Rémy) por acreditar no trabalho conjunto. Isso lhe dá mais segurança. O trabalho de Collete também o motiva, ele é um aluno que se permite a dialética. O grande problema é ele não pensar por conta própria, ser um fantoche, literalmente nas mãos de Rémy.
Se descobrir no processo foi fundamental.

Gusteau – Acredita que o conhecimento está ao alcance de todos. Postura de facilitador e incentivador.

Rémy – No primeiro momento, não acredita que a aplicação do conhecimento esteja ao alcance de todos. Entretanto, não é egoista, ao “reorganizar” a sopa, mostrou que se preocupa com o coletivo, ou seja, indo além do modelo tradicional. Se pertimitir é preciso, demosntrando a pró-atividade do mesmo.
Faz uso da ajuda e chance que o Linguini recebe para colocar em prática todo seu conhecimento.

Collete – Pró ativa, inicialmente acredita que o saber e fazer é possível para todos. Entretanto, por questões de gênero, deixa muito claro quais são os limites desse processo e que não se prejudicará, ou seja, não se comprometerá profissionalmente (saindo da dialética).
A seu modo, dá dicas e envolve o Linguine (consequentemente do Rémy) em todo o processo de uma grande cozinha. Mobiliza, constrói e faz a síntese! Demostra amor pelo que faz, respeita a história individual das pessoas. Inclui o Linguini no processo, usando o termo NÓS, demostra que acredita, motiva!

2 comentários:

  1. Oi Barbara, excelente análise do comportamento dos personagens!!! O filme nos permite perceber como os personagens evoluem qdo encontram mediadores no caminho e com a ajuda deles se percebem capazes. Seria muito bom se os educadores compreendessem o valor da mediação amorosa e ética. Que Deus nos livre dos Skinners da vida e, se isso não for possível que nos os ajudemos a mudar! Bj

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  2. Olá Denise, eu adorei as cenas do filme, achei que expressa muitas das formas dos educadores. E realmente que Deus nos livre dos Skinners da vida!

    Quando vi as cenas lembrei de vocês, de verdade. Por permitirem que eu finalize as atividades fora do prazo, mostraram-se preocupadas não só com os prazos, mas com o processo de construção dos alunos e seu verdadeiro interesse.

    Realmente gostei muito do curso, me fez refletir. Hoje tenho mais convicção que mesmo que o outro não queira fazer diferente, mudar, eu posso e devo fazer SIM a minha parte. Afinal, minha consciência vale muito mais!

    :)

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