1º CYBERDESAFIO AULA 7
METODOLOGIA DIALÉTICA - ANÁLISE DAS CENAS DO FILME
Aluna: Barbara Barbosa
Observe os personagens e
tente identificar:
Qual o seu papel
predominante, educador ou aprendiz?
Anton Ego – Papel do educador tradicional. Este, não acredita que o
conhecimento e aplicação/ execução esteja ao alcançe de todos. Visão
pessimista, controladora e prepotende. O interessante, é mostrar humildade no
final de todo o processo, dizendo até que o novo deve ser incentivado. A lição
que tirei foi: “Pequenas coisas podem despertar o melhor das pessoas”.
Skinner – Distante da equipe, tom de voz intimidador, postura
autoritária. Não permite chance aos novos. Não se mostra disposto a ser um
facilitador. Em relação ao Linguini, tenta expor o negativo do profissional,
mostrar que ele não consegue. E não fica feliz com sua vitória. Na contra
partida da dialética, não quer algúem ativo, autônomo e pensante.
Linguini – No primeiro momento intimidado, inseguro e desconfortável
com o ambiente. Acredito que por conta da postura do chef, não consiga expor
seus verdadeiros objetivos. Por conta disso, tenta sozinho “melhorar” a receita
e por pouco, tudo não vira um grande desastre.
Aceita ajuda do inesperado,
(Rémy) por acreditar no trabalho conjunto. Isso lhe dá mais segurança. O
trabalho de Collete também o motiva, ele é um aluno que se permite a dialética.
O grande problema é ele não pensar por conta própria, ser um fantoche,
literalmente nas mãos de Rémy.
Se descobrir no processo
foi fundamental.
Gusteau – Acredita que o conhecimento está ao alcance de todos.
Postura de facilitador e incentivador.
Rémy – No primeiro momento, não acredita que a aplicação do
conhecimento esteja ao alcance de todos. Entretanto, não é egoista, ao “reorganizar”
a sopa, mostrou que se preocupa com o coletivo, ou seja, indo além do modelo
tradicional. Se pertimitir é preciso, demosntrando a pró-atividade do mesmo.
Faz uso da ajuda e chance
que o Linguini recebe para colocar em prática todo seu conhecimento.
Collete – Pró ativa, inicialmente acredita que o saber e fazer é
possível para todos. Entretanto, por questões de gênero, deixa muito claro quais
são os limites desse processo e que não se prejudicará, ou seja, não se comprometerá
profissionalmente (saindo da dialética).
A seu modo, dá dicas e
envolve o Linguine (consequentemente do Rémy) em todo o processo de uma grande
cozinha. Mobiliza, constrói e faz a síntese! Demostra amor pelo que faz,
respeita a história individual das pessoas. Inclui o Linguini no processo,
usando o termo NÓS, demostra que acredita, motiva!
Oi Barbara, excelente análise do comportamento dos personagens!!! O filme nos permite perceber como os personagens evoluem qdo encontram mediadores no caminho e com a ajuda deles se percebem capazes. Seria muito bom se os educadores compreendessem o valor da mediação amorosa e ética. Que Deus nos livre dos Skinners da vida e, se isso não for possível que nos os ajudemos a mudar! Bj
ResponderExcluirOlá Denise, eu adorei as cenas do filme, achei que expressa muitas das formas dos educadores. E realmente que Deus nos livre dos Skinners da vida!
ResponderExcluirQuando vi as cenas lembrei de vocês, de verdade. Por permitirem que eu finalize as atividades fora do prazo, mostraram-se preocupadas não só com os prazos, mas com o processo de construção dos alunos e seu verdadeiro interesse.
Realmente gostei muito do curso, me fez refletir. Hoje tenho mais convicção que mesmo que o outro não queira fazer diferente, mudar, eu posso e devo fazer SIM a minha parte. Afinal, minha consciência vale muito mais!
:)