quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

2º CYBERDESAFIO AULA 7 - METODOLOGIA DIALÉTICA - ATIVIDADE EDUCATIVA

2º CYBERDESAFIO AULA 7
METODOLOGIA DIALÉTICA - ATIVIDADE EDUCATIVA

Aluna: Barbara Barbosa


Cidadania na Infância – Uma prática à ser consolidada.

Introdução
O processo educativo deve ser responsável por levar os sujeitos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida. A formação de um sujeito enquanto cidadão, vai além das expectativas do professor, pois está relacionado com as atitudes do cotidiano em diferentes ambientes em prol dos interesses sociais. Ao abordar a temática cidadania, se falará sobre direitos. Portanto, falar em cidadania para as crianças é dizer que estas têm o direito a ter direitos.
A partir da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças devem ser consideradas sujeitos de direitos. Mas, não é só. Além dos direitos fundamentais inerentes a toda pessoa, são portadores de direitos especiais em razão da sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. É nesse registro da peculiaridade, essa espécie de duplicidade de direitos, dada pela lei, que se pode falar em cidadania de crianças e adolescentes.
Trata-se de uma cidadania particular e que, portanto, requer desafios próprios. De fato, é preciso superar a visão já enraizada em nossa sociedade de que pela idade criança e adolescente são cidadãos pela metade. Apesar de sofreram algumas restrições, pela própria idade, as restrições não se referem aos direitos fundamentais e aos direitos especiais previstos no ECA.
Construir e/ou reforçar esses conceitos ajudará as crianças desenvolverem suas capacidades e responsabilidades, promoverá crescimento em suas relações interpessoais e perceberá que seus direitos serão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos outros e vice-versa.

Objetivos
Construir por meio de atividades lúdicas o conceito de cidadania;
Reforçar atitudes cidadãs no cotidiano dos alunos;
Despertar o raciocínio entre direitos e deveres dos cidadãos.

Público Alvo
Escolares de 06 a 08 anos da rede pública do Munícipio de São Paulo.


Referencial teórico
O presente projeto educativo, terá como alicerce teórico a Metodologia Dialética, se baseando no trabalho de Vasconcelos publicado em 1992, onde cita que essa se baseia na concepção de que o homem é um ser ativo nas relações. Assim, entende que o conhecimento não é "transferido" ou "depositado" pelo outro, mas é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo.
Vale ressaltar que o mesmo autor refere que: o conteúdo que o professor apresenta precisa ser trabalhado, refletido, re-elaborado, pelo aluno, para se constituir em conhecimento dele. Para o sucesso desse método é fundamental o interesse do discente e docente, bem como o este conhecer a realidade do seu público para adequar os recursos ativos a faixa etária condizente.
O uso da teoria se baseará em três grandes momentos: a Síncrese, a Análise e a Síntese, onde o educador terá três grandes preocupações: Mobilização para o Conhecimento, Construção do Conhecimento, Elaboração da Síntese do Conhecimento.
           
Metodologia
A atividade será realizada no ambiente escolar, mais precisamente na sala de música, com turmas com 30 alunos, divididos por faixa etária para melhor adequação do vocabulário e atenção as necessidades psicomotoras. Descrito no cronograma.
           
Cronograma
HORÁRIO
ATIVIDADE
08:00 – 08:15
Organização da sala e apresentação da equipe.
08:15 – 08:45
1 - Construir por meio de atividades lúdicas o conceito de cidadania.
Mobilização para o conhecimento.
·         Após apresentação da equipe e dos alunos, perguntar o que eles entendem pelo termo cidadania, deixando a palavra exposta no quadro com uso do recurso audiovisual - Datashow.
·         Deixar que os mesmos se expressem e contem suas vivências, com intuito de construir o primeiro nível de significado.

08:45 – 09: 15
·         Atividade em grupo de 5 alunos – desenhar o que entendem do conceito cidadania (fornecer cartolina branca, lápis, lápis de cor e canetinhas).
09: 15 – 09:30
·         Expor os cartazes na frente da sala, e cada grupo contar porque escolheu aquele desenho para representar a cidadania.
09:30 – 09:50
Intervalo separado para a turma.
·         Neste momento a equipe tirará foto do ambiente que eles utilizaram para construir os cartazes e para se alimentar, para confrontar se eles já podem ser considerados bons cidadãos do ponto de vista da limpeza.
09:50 – 10:00
·         Reforçar o conceito de cidadania.
10:00 – 10:20
Ouvir, ver e cantar a música CIDADANIA – https://www.youtube.com/watch?v=fsjiMLN6Fbc
·         Colocar a música 3 x para reforçar as práticas e o canto em equipe.
·         No final, pedir só para as meninas e depois só para os meninos cantarem o refrão. Por último, todos juntos.
10:20 – 10:30
·         Usar o vídeo com música para eles identificarem as atividades de um ótimo cidadão.
10:30 – 11:00
·         Pedir que eles expliquem em voz alta qual atividade eles exercem com seus pais, parentes, vizinhos, professores e colegas que os tornam bons cidadãos.
11:00 – 11: 10
2 - Reforçar atitudes cidadãs no cotidiano dos alunos.
·         Mostrar as fotos tiradas após a finalização dos cartazes e lanche.
11: 10 – 11: 25
·         Com ajuda de todos, num grande trabalho em equipe, ser um bom cidadão e organizar a sala de música e o local do lanche, cuidando assim do nosso ambiente.
11: 25 – 11:30
3 - Despertar o raciocínio entre direitos e deveres dos cidadãos.
·         Usar fotos com exemplos de bons e maus cidadãos e pedir pra eles dizerem SIM – para bom cidadão, NÃO – para mau cidadão.
11:30 – 11:50
·         Entregar a todos um desenho para eles colorirem que exemplifique atividades de bons cidadãos na escola e fora dela. Os desenhos são fortalecidos por frases de apoio e serão entregue para os pais ou responsáveis.
11:50 – 12:00
·         Finaliza a atividade, sintetizando o conceito de cidadania.
·         Colocar a música já ouvida por eles para finalizar a atividade.
  •            Na saída, cada aluno ganha um adesivo na camiseta com o dizer: Eu sou um bom cidadão.



4 comentários:

  1. Oi Bárbara, atividade bem construída, pertinente as dimensões da MD. Os alunos tem um papel ativo e criativo e aprendem uns com os outros e com os recursos selecionados. O educador atua como mediador na construção do conhecimento. Gostei muito da proposta trabalhar a cidadania deles próprios a partir das fotos da sala de aula. Saliento tb que essa prática trabalha vários sentidos como visão, audição e tato. Qto mais sentidos trabalhamos maiores são as chances para os aprendizes de aprenderem significativamente. Espero que vc possa colocar essa atividade em ação. Sucesso! Denise

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  2. Olá Denise, muito obrigada.
    No começo fiquei preocupada, como montar uma atividade de 4 horas com o público que escolhi. Afinal, crianças não param e precisam de estímulos diversos para manter o foco kkkk.

    No final, gostei da minha proposta, acredito que ela seja aplicável na prática. Espero ter a oportunidade de colocar essa atividade em prática um dia.

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  3. Olá Bárbara! Minha preocupação foi a mesma, rs.
    Montar uma aula na metodologia dialética para alunos de 6 e 8 anos é um grande desafio. É muito comum, nessa idade, que os alunos tenham muita vergonha de falar, se expressar, falar coisa errada, e até vergonha por não saber do que se trata. Sem falar na complexidade do tema escolhido.
    Quando comecei a ler percebi que o maior desafio ai seria o início da interação para que o professor pudesse mediar nos casos necessários. Essa seria uma preocupação para ser levada do início ao final de sua atividade!
    A aula foi muito bem montada :) Parabéns!!

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  4. Realmente acredito que seja um desafio! O professor nessa atividade é fundamental, assim como o restante da equipe, pois quando utiliza-se a mesma linguagem e postura não verbal, facilita o processo de troca e construção. rsrs
    Obrigada pelo compartilhamento de ideias.

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