2º CYBERDESAFIO AULA 7
METODOLOGIA DIALÉTICA - ATIVIDADE EDUCATIVA
Aluna: Barbara Barbosa
Cidadania
na Infância – Uma prática à ser consolidada.
Introdução
O processo educativo deve ser responsável por levar os sujeitos
envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas
responsabilidades diante do mundo e as capacidades que deve desenvolver para
exercitar essas práticas no decorrer da vida. A formação de um sujeito enquanto
cidadão, vai além das expectativas do professor, pois está relacionado com as atitudes
do cotidiano em diferentes ambientes em prol dos interesses sociais. Ao
abordar a temática cidadania, se falará sobre direitos. Portanto, falar em
cidadania para as crianças é dizer que estas têm o direito a ter direitos.
A partir da Constituição
Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as crianças devem ser
consideradas sujeitos de direitos. Mas, não é só. Além dos direitos
fundamentais inerentes a toda pessoa, são portadores de direitos especiais em
razão da sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. É nesse registro
da peculiaridade, essa espécie de duplicidade de direitos, dada pela lei, que
se pode falar em cidadania de crianças e adolescentes.
Trata-se de uma cidadania
particular e que, portanto, requer desafios próprios. De fato, é preciso
superar a visão já enraizada em nossa sociedade de que pela idade criança e
adolescente são cidadãos pela metade. Apesar de sofreram algumas restrições,
pela própria idade, as restrições não se referem aos direitos fundamentais e
aos direitos especiais previstos no ECA.
Construir e/ou reforçar esses conceitos ajudará as crianças
desenvolverem suas capacidades e responsabilidades, promoverá crescimento em
suas relações interpessoais e perceberá que seus direitos serão garantidos a
partir do cumprimento dos deveres dos outros e vice-versa.
Objetivos
Construir
por meio de atividades lúdicas o conceito de cidadania;
Reforçar
atitudes cidadãs no cotidiano dos alunos;
Despertar o
raciocínio entre direitos e deveres dos cidadãos.
Público Alvo
Escolares
de 06 a 08 anos da rede pública do Munícipio de São Paulo.
Referencial teórico
O presente projeto educativo, terá como alicerce teórico a Metodologia Dialética,
se baseando no trabalho de Vasconcelos publicado em 1992, onde cita que essa se
baseia na concepção de que o homem é um ser ativo nas relações. Assim,
entende que o conhecimento não é "transferido" ou
"depositado" pelo outro, mas é construído pelo sujeito na sua relação
com os outros e com o mundo.
Vale ressaltar que o
mesmo autor refere que: o conteúdo que o professor apresenta precisa ser trabalhado, refletido,
re-elaborado, pelo aluno, para se constituir em conhecimento dele. Para
o sucesso desse método é fundamental o interesse do discente e docente, bem
como o este conhecer a realidade do seu público para adequar os recursos ativos
a faixa etária condizente.
O uso da teoria se
baseará em três grandes momentos: a Síncrese, a Análise e a Síntese, onde o
educador terá três grandes preocupações: Mobilização para o Conhecimento, Construção
do Conhecimento, Elaboração da Síntese do Conhecimento.
Metodologia
A
atividade será realizada no ambiente escolar, mais precisamente na sala de
música, com turmas com 30
alunos, divididos por faixa etária para melhor adequação do vocabulário e atenção
as necessidades psicomotoras. Descrito no cronograma.
Cronograma
HORÁRIO
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ATIVIDADE
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08:00 – 08:15
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Organização da
sala e apresentação da equipe.
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08:15 – 08:45
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1
- Construir por meio de atividades lúdicas o conceito de cidadania.
Mobilização
para o conhecimento.
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Após apresentação da equipe e
dos alunos, perguntar o que eles entendem pelo termo cidadania, deixando a palavra
exposta no quadro com uso do recurso audiovisual - Datashow.
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Deixar que os mesmos se expressem
e contem suas vivências, com intuito de construir o primeiro nível de
significado.
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08:45 – 09: 15
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Atividade
em grupo de 5 alunos – desenhar o que entendem do conceito cidadania (fornecer
cartolina branca, lápis, lápis de cor e canetinhas).
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09: 15 – 09:30
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Expor os cartazes na frente da
sala, e cada grupo contar porque escolheu aquele desenho para representar a
cidadania.
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09:30 – 09:50
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Intervalo separado para a turma.
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Neste momento a equipe tirará
foto do ambiente que eles utilizaram para construir os cartazes e para se
alimentar, para confrontar se eles já podem ser considerados bons cidadãos do
ponto de vista da limpeza.
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09:50 – 10:00
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Reforçar o conceito de
cidadania.
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10:00 – 10:20
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Ouvir, ver e cantar a música CIDADANIA – https://www.youtube.com/watch?v=fsjiMLN6Fbc
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Colocar a música 3 x para reforçar as
práticas e o canto em equipe.
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No final, pedir só para as meninas e
depois só para os meninos cantarem o refrão. Por último, todos juntos.
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10:20 – 10:30
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Usar
o vídeo com música para eles identificarem as atividades de um ótimo cidadão.
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10:30 – 11:00
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Pedir
que eles expliquem em voz alta qual atividade eles exercem com seus pais,
parentes, vizinhos, professores e colegas que os tornam bons cidadãos.
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11:00 – 11: 10
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2
- Reforçar atitudes cidadãs no cotidiano dos alunos.
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Mostrar
as fotos tiradas após a finalização dos cartazes e lanche.
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11: 10 – 11: 25
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Com ajuda
de todos, num grande trabalho em equipe, ser um bom cidadão e organizar a
sala de música e o local do lanche, cuidando assim do nosso ambiente.
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11: 25 – 11:30
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3 - Despertar o raciocínio entre direitos
e deveres dos cidadãos.
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Usar
fotos com exemplos de bons e maus cidadãos e pedir pra eles dizerem SIM –
para bom cidadão, NÃO – para mau cidadão.
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11:30 – 11:50
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Entregar
a todos um desenho para eles colorirem que exemplifique atividades de bons
cidadãos na escola e fora dela. Os desenhos são fortalecidos por frases de
apoio e serão entregue para os pais ou responsáveis.
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11:50 – 12:00
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Finaliza
a atividade, sintetizando o conceito de cidadania.
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Colocar
a música já ouvida por eles para finalizar a atividade.
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Oi Bárbara, atividade bem construída, pertinente as dimensões da MD. Os alunos tem um papel ativo e criativo e aprendem uns com os outros e com os recursos selecionados. O educador atua como mediador na construção do conhecimento. Gostei muito da proposta trabalhar a cidadania deles próprios a partir das fotos da sala de aula. Saliento tb que essa prática trabalha vários sentidos como visão, audição e tato. Qto mais sentidos trabalhamos maiores são as chances para os aprendizes de aprenderem significativamente. Espero que vc possa colocar essa atividade em ação. Sucesso! Denise
ResponderExcluirOlá Denise, muito obrigada.
ResponderExcluirNo começo fiquei preocupada, como montar uma atividade de 4 horas com o público que escolhi. Afinal, crianças não param e precisam de estímulos diversos para manter o foco kkkk.
No final, gostei da minha proposta, acredito que ela seja aplicável na prática. Espero ter a oportunidade de colocar essa atividade em prática um dia.
Olá Bárbara! Minha preocupação foi a mesma, rs.
ResponderExcluirMontar uma aula na metodologia dialética para alunos de 6 e 8 anos é um grande desafio. É muito comum, nessa idade, que os alunos tenham muita vergonha de falar, se expressar, falar coisa errada, e até vergonha por não saber do que se trata. Sem falar na complexidade do tema escolhido.
Quando comecei a ler percebi que o maior desafio ai seria o início da interação para que o professor pudesse mediar nos casos necessários. Essa seria uma preocupação para ser levada do início ao final de sua atividade!
A aula foi muito bem montada :) Parabéns!!
Realmente acredito que seja um desafio! O professor nessa atividade é fundamental, assim como o restante da equipe, pois quando utiliza-se a mesma linguagem e postura não verbal, facilita o processo de troca e construção. rsrs
ResponderExcluirObrigada pelo compartilhamento de ideias.