domingo, 13 de dezembro de 2015

6ª Atividade - Metodologia Dialética

A atividade abaixo partiu diante de um problema apresentado pela consultoria de ensino, que tratava que as apresentações desenvolvidas em sala de aula não estavam muito bem estruturadas, o motivo foi detectado que os docentes não entendiam a aplicação das imagens diante do conteúdo apresentado e a solução foi fazer uma atividade que estimulasse a habilidade dos docentes em melhores escolhas de seus objetos ilustrativos.

Tema: A Importância da Imagem no Objeto Educacional
Duração: 4 horas
Local: Sala de Informática
Público-alvo: Docentes
Objeitvo: Ao final da atividade o aluno estará apto a fazer a relação entre texto + imagem.

- MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO (1 hora)

1° Em grupos separados disponibilizaremos diversos logos de empresas, restaurantes, produtos, etc. sem as suas marcas escritas, apenas análise de imagens.
Atividade: Descobrir de qual empresa cada uma das imagens representavam.
Duração: 15 minutos

2° Assistir ao vídeo "Design da Identidade de Marca" de Wheeler, Alina.
Duração: 10 minutos

3° Discussão em grupos: Conseguimos reconhecer as imagens com facilidade? Porque?
Duração: 5 minutos

4° Conclusão em grupo: Escolha duas marcas que conclui o raciocínio da pergunta anterior. Porque elas foram escolhidas?
Duração: 10 minutos

5° Apresentação da síntese levantada em grupo para a sala de aula.
Duração: 20 minutos.

- CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO (1 hora)

1° Discussão em grupo: Qual a relação do Design de Marcas para as imagens dos livros didáticos?
Duração: 20 minutos

2° Discussão em sala geral: Será passado no projetor imagens marcantes da História do Brasil e que conseguimos remeter à memória só de observá-las. Este momento é aproveitado para uma discussão entre aluno-professor sobre a relação de texto + imagem.
Apresentação: Power-Point
Duração: 30 minutos

- ELABORAÇÃO DA SÍNTESE DO CONHECIMENTO (2 horas)

1° É disponibilizado em cada grupo um texto sobre "Como Gerenciar o Relacionamento com o Paciente?" do Doctor SAC, de 16/07/2015. Os grupos devem:
- elaborar uma aula em Power Point com o texto disponível
- buscar imagens que visem o complemento da informação contida no texto
Duração: 1 hora

2° Elabora 1 (um) comentário para cada imagem escolhida respondendo "Porque escolhi essa imagem e o que ela agrega ao texto"?
Duração: 20 minutos

3° Discussão Colaborativa: Comentar em sala as escolhas de cada grupo e discutir sua relação da atividade com o que já foi discutido nas primeiras atividades.
Duração: 30 minutos

4° Fechamento: Apresentação do vídeo "Memória" do canal Nerdologia do Youtube.
Duração 10 minutos

2 comentários:

  1. Oi Niara, esse assunto sobre uso de imagens me encanta. Sua atividade está bem estruturada e pertinente as dimensões da MD. Os recursos tb estão pertinentes ao tema. Uma autora que pode ajudar vcs nessa tarefa é a Lucia Santaella, não sei se vc conhece. Essa fala sobre a importância no contexto atual (mundo imagético) de sermos bons leitores de imagens. Na elaboração de material educativo a imagem é essencial para facilitar a compreensão. Eu criei um power point sobre como melhorar a qualidade das apresentações e posso compartilhar contigo. Se estiver interessada me fala. Cyberdesafio cumprido! Bj

    ResponderExcluir
  2. Denise, que legal! Gostaria muito desse material, poderia compartilhá-lo comigo?
    Iniciei meu trabalho em EaD sendo responsável pelas ilustrações dos cursos, porém eu fazia meu trabalho sem embasamento nenhum. Quando pediram para eu dar uma aula sobre o uso da imagem em um material didático, em todas as minhas pesquisas eu fui surpreendida. Tem todo um contexto por trás dessa tarefa e não somente buscar pela imagem que fica mais bonita.
    Pesquisarei sobre a Lucia Santaella, muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir