sábado, 14 de novembro de 2015

6º Cyberdesafio – Sandra Celidonia- Metodologia Dialética



Cyber colegas meu desafio com Metodologia Dialética é o papel do professor enquanto educador  baseado na cena 4 do filme Ratatouil,  onde o novato tenta fazer  o que aprende com a orientadora e conta com apoio de uma equipe exceto um,  o chefe no papel de vilão, neste caso o papel do avaliador.

Tema: As dificuldades com associação da teoria nos estágios – apresentação do Estudo de Caso.

Público: Aprimorandas de Enfermagem, orientador e avaliador.

Duração da Atividade: 04 hs

Recurso: multimídia e exposição formal, oral, laboratório de simulação realística.

Apoio: professor fornecendo roteiro de estudo de caso, prontuário eletrônico, material para simulação realística, template de apresentação, apoio na utilização de multimídia.

Objetivo: Fornecer material para estimular e aceitar o papel ativo do estudante, sendo ele ativo e responsável para enfrentar suas dúvidas e adquirir conhecimento para seu crescimento.
Que as aprimorandas percebam suas dificuldades e os temas que merecem atenção, escolhendo cada uma seu tema na área que está atuando , podem contar com apoio de orientador durante o preparo  do estudo de caso e orientação na escolha de recurso para sua apresentação..

             Mobilização para o conhecimento

Atividade 1: Utilizar o roteiro  e o prontuário eletrônico para construção do estudo de caso ( história, exames, imagens, acesso a internet, site de imagens do google) .
Duração: 1 hora e 30 minutos.

             Construção do conhecimento

Atividade 2:  preparo da apresentação : montagem e escolha do recurso de exposição.
Duração: 1 hora e 30 minutos

Atividade 3: apresentação do estudo de caso para aprimorandas, orientador e avaliador.
Duração: 1 hora 30 minutos.
Recurso: digital ( aula com textos , fotos  e exposição oral: formal, representação e simulação realística)


 Elaboração da síntese

Atividade 4: Apresentação da  avaliação  dos estudos de caso para todo o grupo com sugestões para melhoria; entrega de notas da apresentação
Duração: 1 hora







2 comentários:

  1. Sandra, achei seu plano de aula bárbaro!!
    O tema é muito relevante pois realmente os alunos têm dificuldade de associar a teoria com a pratica em estágios, principalmente por muitos estágios acabarem por ficar somente no "burocrático" não dando oportunidades para a prática da enfermagem.
    Achei muito bacana a ideia do prontuário eletrônico para formar o estudo de caso, uma vez que também acabará por despertar um pouco mais o olhar critico do aluno na SAE e na importância da mesma ser bem elaborada.

    Grande abraço,

    Virginia

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, a proposta tem grande potencial para levar a construção do conhecimento, os aprendizes atuarem como protagonistas de sua aprendizagem e o educador atuar como mediador. Os recursos digitais estão pertinentes a proposta elaborada. Como sugestão vc poderia na mobilização utilizar o trecho do Ratatouille e problematizar com eles as hipóteses para o fato do Linguini não dar conta de cozinhar. Talvez daí eles mesmos cheguem a conclusão que é preciso por o conhecimento em ação para melhor desempenho na prática. Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!!!! #partiuNetuno, te vejo lá! Bj

    ResponderExcluir