Metodologia Dialética
Tema: Fixação segura de cateter venoso periférico
Público alvo: enfermeiros e técnicos/auxiliares de
enfermagem da clínica médica
Número de participantes: 14 enfermeiros e 36 técnicos/auxiliares
de enfermagem
Distribuição: 5 encontros de 10 pessoas; em cada encontro 2 subgrupos
de 5 pessoas
Objetivo:
- Descrever a importância da fixação segura de cateter
venoso periférico;
- Categorizar os tipos de curativos para fixação do cateter;
- Eleger adequadamente os curativos;
- Aplicar os curativos utilizando a técnica adequada.
Fase1: Mobilização
para o Conhecimento: 1h
Ação prévia: Fotografar vários curativos de cateteres venoso
periféricos de pacientes nas várias unidades do hospital: fixação de cateter
agulhado, de cateter sobre agulha, de cateter em veia jugular externa.
Os participantes de cada encontro avaliarão nos subgrupos as
fotografias e identificarão em cartazes aspectos positivos e negativos,
problemas sobre a fixação/curativos dos cateteres constatados nas fotos
analisadas. Após, cada subgrupo apresentará os pontos avaliados/discutidos.
-Construção do
Conhecimento: 1h30
Na sala com computadores, cada participante ficará em um
computador, e será realizado treinamento sobre o tema, com avaliação pré e pós
do conhecimento, jogos interativos durante a aula, vídeos sobre aplicação dos
curativos e 2 textos complementares para leitura.
-Elaboração da
Síntese do Conhecimento: 1h30
Por meio de manequim e caso clinico, cada participante terá
10’ para simular a escolha do curativo e aplicação do mesmo utilizando a técnica
adequada, com discussão do grupo sobre os passos realizados.
Abçs e boa semana a Todos,
Karina
Parabén Karina, achei muito legal sua aula, fica bem claro os 3 pilares e tenho certeza que será muito bem absorvido pelos alunos.
ResponderExcluirAbs
Oi Karina, tudo bem? Também concordo com a Cassia, ficou bem elucidado todas as etapas. Em particular, gostei bastante da etapa que utiliza o trabalho com fotos. Vamos estimulá-los quanto ao uso do raciocínio e participação ativa na construção deste conhecimento. Com certeza teremos resultados melhores! E quem sabe um estudo comparativo avaliando os resultados do treinamento passado com este novo! Parabéns! Abraços. Gisele.
ResponderExcluirOi Karina, os comentários da Cássia e da Gisele traduzem minha percepção em relação a sua proposta! Contempla com pertinência o uso das TDIC e os princípios essenciais da MD: aprendiz ativo, construção do conhecimento e educador mediador!!!! Vou dar pitaco na ideia da Gisele: que tal fotografar os curativos dos participantes antes e depois do treinamento? E deixar que eles mesmos avaliem seu desenvolvimento? Os resultados além da melhoria na qualidade da assistência podem render uma super publicação... Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!!!! Pegue sua máquina fotográfica e se dirija a Netuno!!! Bj
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