segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Metodologia Dialética

Tema: Fixação segura de cateter venoso periférico

Público alvo: enfermeiros e técnicos/auxiliares de enfermagem da clínica médica

Número de participantes: 14 enfermeiros e 36 técnicos/auxiliares de enfermagem

Distribuição: 5 encontros de 10 pessoas; em cada encontro 2 subgrupos de 5 pessoas

Objetivo:
- Descrever a importância da fixação segura de cateter venoso periférico;
- Categorizar os tipos de curativos para fixação do cateter;
- Eleger adequadamente os curativos;
- Aplicar os curativos utilizando a técnica adequada.

Fase1: Mobilização para o Conhecimento: 1h
Ação prévia: Fotografar vários curativos de cateteres venoso periféricos de pacientes nas várias unidades do hospital: fixação de cateter agulhado, de cateter sobre agulha, de cateter em veia jugular externa.
Os participantes de cada encontro avaliarão nos subgrupos as fotografias e identificarão em cartazes aspectos positivos e negativos, problemas sobre a fixação/curativos dos cateteres constatados nas fotos analisadas. Após, cada subgrupo apresentará os pontos avaliados/discutidos.

-Construção do Conhecimento: 1h30
Na sala com computadores, cada participante ficará em um computador, e será realizado treinamento sobre o tema, com avaliação pré e pós do conhecimento, jogos interativos durante a aula, vídeos sobre aplicação dos curativos e 2 textos complementares para leitura.

-Elaboração da Síntese do Conhecimento: 1h30

Por meio de manequim e caso clinico, cada participante terá 10’ para simular a escolha do curativo e aplicação do mesmo utilizando a técnica adequada, com discussão do grupo sobre os passos realizados.

Abçs e boa semana a Todos,
Karina

3 comentários:

  1. Parabén Karina, achei muito legal sua aula, fica bem claro os 3 pilares e tenho certeza que será muito bem absorvido pelos alunos.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Karina, tudo bem? Também concordo com a Cassia, ficou bem elucidado todas as etapas. Em particular, gostei bastante da etapa que utiliza o trabalho com fotos. Vamos estimulá-los quanto ao uso do raciocínio e participação ativa na construção deste conhecimento. Com certeza teremos resultados melhores! E quem sabe um estudo comparativo avaliando os resultados do treinamento passado com este novo! Parabéns! Abraços. Gisele.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karina, os comentários da Cássia e da Gisele traduzem minha percepção em relação a sua proposta! Contempla com pertinência o uso das TDIC e os princípios essenciais da MD: aprendiz ativo, construção do conhecimento e educador mediador!!!! Vou dar pitaco na ideia da Gisele: que tal fotografar os curativos dos participantes antes e depois do treinamento? E deixar que eles mesmos avaliem seu desenvolvimento? Os resultados além da melhoria na qualidade da assistência podem render uma super publicação... Cyberdesafio cumprido, planeta conquistado!!!! Pegue sua máquina fotográfica e se dirija a Netuno!!! Bj

    ResponderExcluir