Olá cybercolegas!
Selecionei a imagem do
filme “Ser e Ter”, no centro, um dos filmes mais incríveis que já assisti sobre
Metodologias Ativas, e as imagens do meu vizinho Frederico, no estacionamento
do meu condomínio. O filme, quando assisti, me impressionou pelo cenário da
sala de aula, a dinâmica das aulas e a relação que o professor estabelecia com
os alunos e com os pais das crianças. Não tive muitas oportunidades para tirar fotos,
mas ao chegar no condomínio fiquei admirada ao ver o Frederico, que fará 2 anos
no final deste mês, com a chave do carro na mão, querendo abrir a porta do
mesmo. Nesta situação, observo que ele assumiu o desafio de uma atividade mais
complexa, e se sentiu muito feliz ao me mostrar que conseguiu realiza-la. E
assim, sempre que tiver novas oportunidades poderá aprender pela descoberta,
caminhando sempre das atividades mais simples para as mais complexas.
Obs: enviei por e-mail o termo.
Abraços. Gisele.
Olá Gisele, fiquei muito curiosa com o filme, comecei a assistir mas ainda não acabei. Parece que a dinâmica se parece um pouco com a Escola da Ponte em Portugal, não sei se conhece. Como já disse em outro comentário, uma questão que acho importante é como trabalhar o erro, e as crianças nas primeiras idades, tem pouco ou quase nenhum medo de errar e se arriscar e isso favorece o aprendizado. Devíamos ser mais crianças, eu acho! rsrs Ótimas colocações!
ResponderExcluirOlá Débora, que legal que esteja assistindo, pois de todos que já assisti sobre o assunto, este foi o mais marcante para mim. Também concordo com esta questão de como o erro é altamente taxativo no método tradicional,impedindo novas descobertas. Um grande abraço e boa semana. Gisele.
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